Geral

Praia da Curva da Jurema registra maior número de crianças perdidas no verão

A praia da Curva da Jurema, em Vitória registra o maior número de crianças perdidas. Mas a praia também é uma das mais apropriadas para os pequenos

Atenção redobrada com as crianças nas praias Foto: Divulgação/Prefeitura

A praia da Curva da Jurema, em Vitória, registra o maior número de crianças perdidas de acordo com o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. Mas a praia também é uma das mais apropriadas para os pequenos. “É uma praia calma, por ser uma praia fechada e cercada de pedras não tem ondas e correnteza”, explicou a tenente do Corpo de Bombeiros Gabriela.

Nesse período de férias e verão as praias estão lotadas e as crianças devem ter mais atenção dos pais e acompanhantes. O ideal é chegar na praia e procurar um posto de guarda-vidas próximo para se banhar e ficar atento as placas de sinalização que classificam as praias e informam as condições do mar. 

A tenente Gabriela explicou sobre o cuidado com boias e coletes salva-vidas. “Coletinhos infláveis e boias de braço de ar não são confiáveis, a própria criança pode estourar”.

As crianças são muito curiosas e gostam de explorar a areia da praia, e para evitar o desaparecimento, nas praias de Vitória, os guarda-vidas colocam pulserinhas identificadoras em crianças de até 12 anos de idade. Cada pulseira possuí uma cor que determina a região onde ela está que é identificada por uma bandeira fixada em um dos 14 pontos localizadores dispostos em toda a praia. 

Nas praias que não possuem esse sistema de localização, a tenente Gabriela recomenda que assim que a criança desaparecer é preciso procurar o posto de guarda-vidas e informe o desaparecimento. “Todos os postos são equipados com rádios comunicadores que repassam a informação uns para os outros”, comentou.

Também vale colocar um crachá de identificação nas crianças com nome do responsável e telefone. Outro cuidado fundamental é não deixar a criança nadando sozinha dentro da água, o ideal é que a natação seja sempre paralela à orla e nunca para dentro do mar, o que dificulta o resgate em caso de afogamento.

Calor

E neste final de semana, a atenção deve ser redobrada, já que com a previsão de temperaturas acima dos 40º as praias vão ficar lotadas na Grande Vitória. O Folha Vitória aproveitou e fez um levantamento das principais praias próprias para banho