A Praia da Sereia, localizada na Praia da Costa, em Vila Velha, é candidata à certificação internacional Bandeira Azul e inicia a fase piloto do processo. O município atende aos 34 critérios para a conquista, que é altamente respeitada e reconhecida no mundo por reunir os setores de Meio Ambiente, Comércio (Economia) e Turismo, em nível local, regional e internacional.
Se conseguir, Vila Velha será o primeiro município capixaba a contar com a certificação, que já foi concedida a praias do Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Bahia, entre outros estados.
Dentre os critérios necessários nesta fase, estão: o desenvolvimento de atividades e dinâmicas ligadas a ações de educação ambiental, além da confecção de uma placa com informações do programa que será fixada na Praia da Sereia, no mês de janeiro, indicando o processo de certificação em fase piloto (2019-2020).
“O objetivo, ao adquiri tal certificação, é incrementar o turismo e atrair visitantes de todo o Brasil e até internacionais para Vila Velha”, comentou a subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Neymara Carvalho.
A gestora municipal do Programa, Sandra Frasson, explica como funcionou o processo: “Foram promovidos, aproximadamente, vinte e cinco reuniões e encontros ao longo dos últimos sete meses, com objeto de apresentar, envolver e convidar não só o setores públicos mas principalmente a sociedade civil, ONGs, Forças Armadas, conselhos para o Programa Bandeira Azul e sua finalidade”.
A ação para certificação é realizada de forma integrada entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Salvamar. Em outubro de 2020, o Instituto Iar, responsável no Brasil pela certificação, irá anunciar o resultado, sendo atendidos todos os critérios. O hasteamento da bandeira será realizado em novembro de 2020.
Saiba mais
O Programa Bandeira Azul começou em 1987 na Europa e, no Brasil, a partir de 2004. O objetivo é elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações integradas que beneficiarão hotéis, comércio, saúde e educação.
Praias com a certificação no Brasil e no mundo
É importante salientar que essa certificação já existe a mais de 30 anos na Europa e países como Portugal (cerca de 360 praias) e Espanha (cerca de 700 praias) são roteiros permanentes no circuito internacional de turismo com aquecendo na economia.
No Brasil não é diferente para as Praias que conquistaram e/ou renovaram a certificação 2019/2020. Confira quais são elas na tabela abaixo:
Praia do Tombo, Guarujá – SP
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BA
Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
Praia da Malhada, Jijoca de Jericoacoara – CE
Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul – SC
As Marinas aprovadas são:
Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
Marinas Nacionais, Guarujá – SP
Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (sede Centro), Florianópolis – SC
Marna Tedesco, Balneário Camboriú – SC
Marina Kauai, Ubatuba – SP
Voga Marina, Ubatuba – SP