Com o intuito de promover a humanização do espaço urbano e uma maior integração com o meio ambiente, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) apresentou um projeto de reforma para a avenida Rio Branco, no bairro Praia do Canto. A apresentação da ideia aconteceu na noite da última terça-feira (9) na Igreja Santa Rita de Cássia e contou com a presença de representantes das associações de moradores e de comerciantes, além de autoridades públicas do município.
O conceito do novo projeto está baseado em três tópicos, a construção de uma ciclovia central, a manutenção das vagas de estacionamento e a preservação das árvores locais, canteiros e jardins. Ao todo a ciclovia terá um quilômetro de extensão e três metros de largura. O objetivo é estender o novo espaço da ponte Ayrton Senna à avenida Nossa Senhora da Penha, também conhecida como Reta da Penha.
Durante a apresentação do projeto, os moradores da Praia do Canto juntamente com comerciantes da região contribuíram com sugestões e demandas acerca da futura construção. O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Marcelo de Oliveira, acredita que a audiência pública é a maneira mais eficiente para uma parceria segura entre população e poder público.
“Por orientação do prefeito Lorenzo Pazolini, logo após a posse, assumimos o compromisso de estabelecer canais de diálogo com a comunidade. Desde então, moradores e comerciantes têm sido parceiros nessa construção coletiva. Esse é um projeto elaborado a muitas mãos”, explicou.
O novo projeto traz a ciclovia no centro da avenida junto com as árvores já existentes e os jardins que vão integrar as bordas do espaço. Além de funcionalidade para os carros, o estacionamento também funcionará como uma barreira de proteção para os ciclistas.
Tecnologia
Outro diferencial do projeto é a instalação de um piso drenante ao invés da soleira das árvores. Este piso consiste em uma cobertura porosa que junta concreto e pedras granuladas, fazendo com que a água escorra com maior facilidade até o solo.
Esta opção de piso é capaz de ampliar a área da ciclovia e também proteger as raízes presentes no local. Vale ressaltar que essa será a primeira vez que a tecnologia do piso drenante será aplicada em um projeto de ciclovia na capital capixaba.