Belezas naturais, histórias e muita tradição: assim é o bairro Praia do Suá, em Vitória. A região é considerada uma das mais antigas da Capital e, durante muitos anos, abrigou uma colônia de pescadores.
Posteriormente, começou a ser ocupado por população de classe média para moradia, porém os pescadores permaneceram no local.
Duas grandes intervenções governamentais modificaram a vida do bairro. Uma foi a construção do Hospital São Pedro e a outra foi o aterro da Praia do Suá.
Com o aterro, realizado na década de 70, os pescadores tiveram que transferir o cais de suas embarcações para as proximidades do morro Jesus de Nazareth. Atualmente, existem neste local pequenos estaleiros e companhias de pesca.
O bairro possui uma festa tradicional realizada todos anos em junho, dedicada a São Pedro, padroeiro local. Dentro do bairro localizam-se duas invasões no morro que margeia a Avenida César Hilal, conhecidas como morro São José e Santa Helena.
Por lá, as paisagens nunca perdem o encanto, por isso é visto por turistas como um dos principais cartões-postais da cidade. E, por que isso?
O bairro tem uma das vistas mais bonitas da baía de Vitória
Os pescadores da Colônia da Praia do Suá criaram a Procissão Marítima de São Pedro, que acontece no dia 29 de junho, dia do padroeiro.
Praia do Suá é um dos bairros mais antigos e tradicionais de Vitória