Os estudos de balneabilidade realizados pelos municípios de Serra, Vila Velha e Vitória apontam que a maior parte dos pontos de análise estão próprios para banho.
Na Serra, 10 dos 11 pontos analisados estão classificados como próprios para banho. O único ponto impróprio fica em Jacaraípe, em frente à colônia de férias. A última coleta foi feita na terça-feira (3). E a análise é feita semanalmente.
Em Vitória, de acordo com o último monitoramento semanal da balneabilidade, a praia de Camburi foi considerada própria para banho em nove pontos de medição, só está imprópria no trecho localizado a 50 metros do primeiro píer.
Em Vila Velha, as praias e lagoas apresentam boa balneabilidade nesta semana. De acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), as praias Costa, Itapuã, Ponta da Fruta 2, dos Recifes e as lagoas Grande e Morada do Sol estão próprias para o banho.
Os pontos estão devidamente sinalizados para orientação dos banhistas. As placas verdes significam área “própria” e as vermelhas “imprópria” para o banho.
Estão impróprios a Praia da Barrinha próximo ao Rio Jucu, Ponta da Fruta, perto da pracinha, a Praia do Ribeiro, na Praia da Costa e a Praia da Prainha, no sítio histórico.
Balneabilidade
A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada por meio da coleta de amostras de águas e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.