As praias da Serra contam com 24 pontos próprios para banho, de acordo com o relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (2), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Departamento de Saneamento Ambiental (DAS).
A balneabilidade é definida avaliando a concentração de coliformes fecais presentes na água, que é recolhida para análise em laboratório semanalmente.
O relatório é feito com base em comparação dos valores-padrão comuns aos balneários analisados e levam em conta fatores como a maior ocorrência de banhistas e a proximidade com fontes de poluição.
Na Serra, os resultados das praias próprias para banho são divulgados on-line, além de estarem presente nas praias instaladas nos pontos de coleta de água.
A medição da balneabilidade das praias do município da Serra faz parte do conjunto de ações da prefeitura para preservar o meio ambiente e a saúde dos munícipes, como o projeto Praia Limpa, que finaliza as ações de abordagem aos banhistas neste sábado (3) e domingo (4). As ações do projeto Praia Limpa também orientam os banhistas sobre os balneários seguros.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denícoli, o objetivo das campanhas de conscientização é fazer com que os banhistas entendam a importância de preservar os ambientes das praias.
“Todos querem curtir uma praia limpa, tranquila, com guruçás, tatuís, corujas, conchinhas… Porém, para ter a vida e o bem-estar preservados, é necessário cada um fazer a sua parte”, completa.
Resultado on-line
A prefeitura da Serra divulga toda sexta-feira, em seu site oficial, as análises das praias próprias e impróprias para banho. Essas informações ficam acessíveis no site, dentro de Secretaria de Meio Ambiente, Praias e Lagoas, na aba Balneabilidade.
Os voluntários do Praia Limpa dão dicas de como evitar as águas impróprias e ressaltam pontos importantes para a preservação da balneabilidade e da saúde:
– Evitar o contato com rios e córregos que se ligam nas praias;
– Evitar rios e córregos após chuvas fortes;
– Evitar a ingestão da água do mar.
Os pontos podem se tornar impróprios por diversos fatores, entre eles, a poluição causada nos rios por fortes chuvas e possíveis deslizamentos.
Praia Limpa
Neste ano, o Praia Limpa está ocorrendo na Serra desde o dia 13 de janeiro. Sua primeira ação foi realizada na Praia de Jacaraípe.
O projeto tem como objetivo cuidar da saúde das praias, onde seus voluntários abordam os banhistas nos balneários, alertando e conscientizando sobre a importância do recolhimento de lixo, da preservação da restinga e do cuidado com as águas do mar.
Em 2023, de acordo com a Semma, foram recolhidos aproximadamente 94 quilos de resíduos durante o projeto. Neste fim de semana, a última praia a receber as ações será a de Nova Almeida. Hoje a ação aconteceu às 9h e amanhã, no domingo, a ação começa no mesmo horário.