Geral

Praias de Vitória voltam a ficar liberadas para banho

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da Capital, as chuvas intensas da semana passada acabaram carregando muita sujeira para o mar

Foto: Diego Alves/Prefeitura de Vitória

Dezessete pontos monitorados, de toda a orla da Capital, já estão com bandeira verde novamente. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na semana passada, por causa do grande volume de chuvas, apenas sete pontos estavam próprios para banho.

A Semmam publicou um Informe de Ocorrência Ambiental explicando que as chuvas intensas acabaram levando para a rede de drenagem urbana sujeiras das vias públicas, o que contribuiu para a queda da qualidade da água do mar.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger, disse que foi uma situação pontual. “O trabalho da Semmam de fiscalização e monitoramento das ligações irregulares de esgoto à rede de drenagem é permanente, para garantir as condições de balneabilidade de nossa orla”, explicou.

Na segunda-feira (18), foi realizada uma nova análise da qualidade da água. O resultado apontou a retomada da balneabilidade, segundo a secretaria. 

Ainda de acordo com a secretaria de Meio Ambiente, toda semana a classificação das praias de Vitória é feita por meio de coletas de amostras de águas em pontos da orla. O material coletado passa por exame laboratorial para avaliação do indicador de coliformes termotolerantes, que são bactérias encontradas normalmente no intestino de homens e animais.

Confira no link a qualidade das águas das praias de Vitória.