Não adianta apenas visitar um lugar bonito ou um ponto turístico. Tudo tem que ser registrado e publicado nas redes sociais. Só que, muitas vezes, apenas a internet dos serviços de dados das operadoras não é suficiente, e um sinal de Wi-Fi sempre cai bem.
Para os moradores e turistas que visitam a cidade de Vila Velha, a situação pode mudar em 2020. A prefeitura da cidade assina, nesta segunda-feira (09), a ordem de serviço para a instalação do Wi-Fi VV. Com isso, as praias, os pontos turísticos – como o Morro do Moreno, o Farol Santa Luzia, o Largo da Prainha -, e as pracinhas de bairros terão internet de graça para a população.
A expectativa é que, em alguns pontos, o Wi-Fi já esteja disponível nos primeiros meses de 2020. Serão mais de 135 pontos de conexão, todos devidamente identificados com uma placa, inclusive próximo às estações do BikeVV, facilitando o acesso dos usuários ao aplicativo de bicicletas compartilhadas.
“Essa iniciativa está no conjunto de ações modernas, que é uma tônica do mundo atual. Será uma rede criada para tornar Vila Velha uma cidade inteligente e com capacidade de uso dos avanços da tecnologia”, explicou o secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero.
O sistema é muito parecido com o utilizado em aeroportos e cidades como Recife (PE) e Florianópolis (SC). Para usar, o cidadão ou turista terá que efetuar um cadastro e, a partir do login, terá direito a acesso por 30 minutos a uma hora (variando em períodos como verão), podendo renovar o login quantas vezes quiser e sempre que necessário.
Entre os pontos turísticos que serão contemplados, estão: Farol Santa Luzia, Largo da Prainha, Igreja do Rosário e Praça da Garoto. Já nas praias, o Wi-Fi estará disponível em toda a extensão da Praia da Costa, Itapuã, Itaparica, Ponta da Fruta, Praia dos Recifes e Barra do Jucu.
As pracinhas também serão contempladas, entre as quais: Barra do Jucu, Duque de Caxias (Centro), Cobilândia, Novo México, Ilha das Flores, Riviera da Barra, Barramares, Praia das Gaivotas, Coqueiral de Itaparica, Soteco, Argolas, Glória, Ibes, Jardim Colorado, Cocal, Vila Nova, Jardim Asteca, Itapuã, Praia da Costa, Pontal das Garças, Santa Mônica, São Torquato, Terra Vermelha, Santa Paula II e Jardim Marilândia.
Escolas e unidades de saúde do município também poderão contar com o serviço, posteriormente.