Em Cachoeiro de Itapemirim, 633 pessoas com deficiência e 499 idosos, para continuarem recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), precisam fazer inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal até dia 28 de dezembro.
O cadastramento pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e na central do Cadastro Único do município.
Exigida em todo o país, a medida cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e visa aperfeiçoar a gestão dos benefícios sociais, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. Quem não fizer a inscrição ainda neste ano terá o benefício suspenso pelo governo federal.
Se o beneficiário tiver alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar, desde que se apresente o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o segurado.
Porém, caso o beneficiário, além de impossibilitado de se deslocar, também não tenha responsável, ele pode se inscrever por telefone, pelos números (28) 3518-7348 ou 3155-5235, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Documentos originais necessários
– Comprovante de residência atual ou do mês anterior (conta de água, luz ou telefone)
– Certidão de nascimento ou de casamento
– Carteira de identidade
– CPF (obrigatório a partir dos 16 anos)
– Título de eleitor (obrigatório a partir de 18 anos)
– Carteira de trabalho
– Comprovante de renda (contracheque, extrato de aposentadoria, extrato e seguro-desemprego e extrato de recebimento de pensão)
– Declaração escolar para crianças e adolescentes até 17 anos