– Washington, 10 (AE) – O pré-candidato republicano à presidência Ted Cruz afirmou neste domingo que não apoia o envio de forças para localizar e deportar imigrantes ilegais, vinculando essa ideia a “um Estado policial”. Cruz falou em entrevista à emissora CNN.
O principal rival de Cruz entre os republicanos, o empresário Donald Trump, havia defendido a criação de uma “força de deportação” para remover do país cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais. “Não é assim que as forças de segurança americanas trabalham, nós também não temos pessoas trabalhando de porta em porta em busca de assassinos, não vivemos em um Estado policial”, afirmou Cruz.
O senador pelo Texas defendeu, porém, um sistema de verificação para o mercado de trabalho e registros criminais como mecanismos para combater a imigração ilegal.
Em sua entrevista, Cruz também rebateu a sugestão de Trump de que ele poderia não ser autorizado a ser candidato por ter nascido em Calgary, no Canadá. O senador afirmou que a Constituição é clara em dizer que o filho de um cidadão norte-americano nascido no exterior é igualmente um cidadão dos EUA, acrescentando que a mãe dele nunca votou no Canadá e tem sido uma cidadã americana “em todos os 81 anos de sua vida”. Fonte: Dow Jones Newswires.