Após o feriado de Natal, trocas de presentes são comuns nos estabelecimentos comerciais. Prazo para troca, arrependimento de compra e garantia por erro de fabricação estão previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Porém as trocas diferem de acordo com as lojas.
Nem toda a loja é obrigada a realizar, por exemplo, trocas de mercadorias que não apresentem defeito. Os estabelecimentos possuem diferentes políticas de troca e é necessário que o cliente consulte no momento da compra.
Para os estabelecimentos, a troca pode ser benéfica. De acordo com a especialista em marketing de diferenciação, é neste período que os comerciantes ou empresas podem aumentar as vendas e ainda fidelizar o cliente. “Quando a troca é realizada com sucesso o estabelecimento pode ter ganho adicional no produto trocado ou até mesmo efetuar a venda de outros itens, o que acaba sendo positivo e lucrativo para o estabelecimento, além de criar uma cordialidade e em muitos casos, até fidelizar o cliente”, explica a especialista.