Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) estiveram nesta sexta-feira (9) em um condomínio da Praia da Costa, em Vila Velha, para realizar uma vistoria na edificação.
A equipe esteve no local após moradores demonstrarem preocupação com as condições do imóvel, principalmente das sacadas das varandas, que estavam com muitas rachaduras.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Segundo o Crea, foram identificadas evidências de umidade nos pavimentos e varandas, o que pode ter causado corrosão e riscos ocultos por perda de resistência das estruturas.
O gerente de relacionamento institucional do Crea, Giuliano Battisti, informou que o concreto armado de diversas varandas está em avançado estado de corrosão.
“Identificamos manifestações patológicas importantes. A estrutura de concreto armado de diversas varandas, dos dois blocos, encontra-se com avançado estado de corrosão, com desplacamento de concreto e rebocos, trazendo riscos de desprendimento e queda de partes e/ou fragmentos sobre as pessoas que circulam nas proximidades do local”, disse.
De acordo com o presidente do Crea, Jorge Silva, após as vistorias, foram emitidas diversas recomendações à síndica jurídica do condomínio. Dentre elas, a necessidade de realização de laudo de estabilidade conclusivo. Este laudo deve ser elaborado por empresa ou profissional legalmente habilitado.
Além disso, é necessário realizar o isolamento dos pontos localizados abaixo das varandas.
O Folha Vitória tenta contato com a direção do condomínio. A matéria será atualizada assim que houver retorno.
Leia Também: Entenda o que é “parafuso chato” que fez avião rodopiar antes de cair