Nesta segunda-feira (16), o prefeito de Jerônimo Monteiro, Sérgio Fonseca, e o prefeito de Muqui, Renato Prucoli, estiveram na ‘Serra da Aliança’ para discutir formas de busca ajuda, junto ao Governo do Estado, para resolver a situação da via.
A Rodovia ES 177 ‘Alício Franco’, que liga os municípios, está interditada desde junho de 2018, por riscos de desmoronamento das pedras. No último dia 8, um novo rolamento de pedras foi registrado no local.
Segundo o prefeito de Jerônimo Monteiro, os dois municípios sozinhos não dão conta de resolver o problema, por isso, juntos, vão buscar no Governo Estadual apoio para resolver o caso, e fazer com que o trecho volte a ser utilizado pelos moradores das duas cidades, e tantas outras pessoas que trafegam naquela rodovia.
“Vamos solicitar uma proposta do Governo do Estado com previsão de data para resolver o problema. Estamos representando a população que deseja soluções para esse caso. Queremos saber do Estado o que pode ser feito e quando, pois, há dois anos Jerônimo e Muqui já buscam ajuda devido a urgência em resolver”, afirma Sérgio Fonseca.
Interdição
A via foi interditada após um monitoramento da equipe técnica do DER, junto com especialistas de outros estados, que identificaram uma forte evolução no processo erosivo, decorrente da formação geológica da região.
No dia seguinte à interdição, a equipe do DER retornou ao local e, durante um sobrevoo de helicóptero na área, constatando os estragos.
O trecho segue sinalizado, e foi reformado com o rolamento do último dia 8. Desde a interdição, os motoristas são orientados a buscar caminhos alternativos, mas muitos ainda se arriscam passando pelo local.