Os moradores do município de Colatina devem ficar atentos. O pagamento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) foi adiado para 31 de julho. Outra novidade é que a guia de pagamento e o aviso de lançamento com os novos dados cadastrais serão entregues no endereço do imóvel, não sendo necessário o proprietário ir até a sede da Prefeitura Municipal de Colatina (PMC) de forma presencial.
O balcão de atendimento da PMC estará focado somente no atendimento de quem precisa solicitar a atualização cadastral e a isenção do pagamento do IPTU. Têm direito a esse benefício cerca de sete mil famílias de Colatina compostas por aposentados, pensionistas e ex-combatentes, além de templos religiosos e clubes de serviços. Vale ressaltar que a partir deste ano a PMC também passou a contemplar com a isenção do pagamento do IPTU os inscritos no CadÚnico do Governo Federal e que possuem um único imóvel.
A isenção pode ser solicitada por meio do preenchimento de um requerimento disponível no site www.colatina.es.gov.br e da apresentação de documentos (lista também disponível no site da PMC) que comprovem a titularidade do imóvel, que precisa estar devidamente regularizado com os dados do beneficiário. Caso esteja no nome de outra pessoa, será necessária a comprovação da titularidade para transferência do IPTU. Toda documentação deve ser entregue no Serviço de Atendimento, que funciona na lateral do prédio da Prefeitura, das 12h às 17h.
De acordo com o Secretário Municipal da Fazenda, Alécio Sesana, o objetivo das mudanças é levar mais comodidade aos moradores. “Queremos facilitar o atendimento presencial na sede da Prefeitura e oferecer mais tranquilidade aos moradores, incentivando-os a cumprirem com a sua obrigação fiscal, entendendo que esses recursos são fundamentais para a realização de importantes obras do município, tais como a construção, manutenção e reforma de escolas, as obras de recuperação e asfaltamento de vias e de restauração de encostas”, explica Alécio.
O secretário reforça ainda que o contribuinte que tiver dúvidas pode ligar para o telefone 3177-7066.