A Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo, publicou dois decretos que recomendam e obrigam a utilização de máscaras de proteção facial. De acordo com o texto, toda a população do município deve usar o equipamento. A medida começa a valer nesta quarta-feira (22).
Segundo o decreto, as máscaras são obrigatórias nas repartições públicas, nos estabelecimentos prestadores de serviços públicos e obras públicas, mercado municipal, feiras livres e assemelhados; nos equipamentos de transporte público, coletivo ou individual, de passageiros (ônibus, táxis e de aplicativos); nos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços que estiverem em funcionamento em Linhares.
Os prestadores de serviços e obras públicas e as repartições do governo municipal, de acordo com o decreto, devem impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara ou cobertura sobre o nariz e a boca, durante o período de pandemia. Segundo a prefeitura, essa é mais uma ação para conter o avanço do coronavírus no município.
“As máscaras devem ser utilizadas todas as vezes que vamos às ruas. O objetivo é proteger, evitar que, involuntariamente, as pessoas assintomáticas, ou seja, que estão infectadas, mas não apresentam os sintomas, possam transmitir o vírus para outras pessoas”, afirmou o prefeito Guerino Zanon.
No último fim de semana, a Prefeitura de Linhares iniciou a distribuição de máscaras reutilizáveis a moradores do município. Ao todo vão ser distribuídas 200 mil. Na embalagem, a pessoa vai receber todas as informações para utilização e higiene dessas máscaras.