O primeiro carregamento da água entregue pela mineradora Vale no município de Governador Valadares, em Minas Gerais, estaria com alto teor de querosene e não poderia ser distribuída para a população, por não ser própria para consumo. A informação é da prefeitura do município mineiro, por meio de um comunicado oficial divulgado no site da administração municipal. Os municípios de Baixo Guandu e Colatina, no noroeste do Espírito Santo, também devem receber água da empresa.
Segundo a Prefeitura de Valadares, o SAAE fez a análise do material depois dele ser transportado nos vagões da Vale, que é acionista da Samarco, empresa responsável pelas duas barragens que romperam no município de Mariana-MG, no dia 5. Ainda de acordo com o comunicado, toda a água com alto teor de querosene já foi descartada.
Veja aqui onde doar água para vítimas da “onda de lama”
A Prefeitura de Governador Valadares afirmou que a própria Vale, por meio do responsável pelas Relações Institucionais da empresa, Henrique Lobo, admitiu que os quatro primeiros vagões foram enviados por equívoco e que novos quatro vagões chegariam ainda esta noite. A reportagem do Folha Vitória tentou contato com a assessoria de imprensa da Vale, mas as ligações não foram atendidas.
Uma nota no site da mineradora informa que a Vale comprou 14,5 milhões de litros de água mineral para atender à população dos municípios afetados pela contaminação do Rio Doce, em decorrência do acidente das barragens da Samarco. Segundo a nota, desse total, 10,187 milhões seriam entregues em Governador Valadares e o restante para Baixo Guandu e Colatina.
Ainda de acordo com a Vale, a quantidade comprada assegura o consumo de mais de 3 litros de água por habitante por dia durante 12 dias. A mineradora informou que está adquirindo esse volume de sete fornecedores em três estados e a água seria transportada para os três municípios por rodovia e também pela Estrada de Ferro Vitória a Minas.
A Vale confirmou que os primeiros trens transportando água mineral já foram entregues em Valadares. No total, foram 20 mil litros de água mineral em galões, de cinco e de 20 litros, que já chegaram à cidade. Ainda hoje, mais 31 mil litros de água mineral chegariam ao local, segundo a mineradora.
Ainda de acordo com a empresa, além da água mineral, já foram disponibilizados quatro vagões-tanque com 240 mil litros de água para consumo humano, vindos de Ipatinga, a 120 quilômetros de Valadares, para ajudar no abastecimento da cidade. A Vale destaca que a iniciativa faz parte de uma série de ações emergenciais que vêm sendo adotadas pela empresa para apoiar a Samarco, no esforço de garantir o abastecimento de água nos municípios do Vale do Rio Doce.