Geral

Prefeitura de Viana deve abrir matrículas para 1ª escola cívico-militar do ES no próximo mês

A expectativa do município é de que as aulas na unidade comecem em abril

Foto: divulgação Prefeitura de Viana
Projeto da escola cívico-miliar mostra também espaços de recreação

As aulas na primeira escola cívico-militar do Espírito Santo devem começar em abril deste ano. A informação é da Prefeitura de Viana, cidade onde será instalada a unidade.

De acordo com o município, as obras da escola, que fica em Vila Bethânia, já estão em fase final. O cronograma de matrículas para a unidade será divulgado em fevereiro pela Secretaria Municipal de Educação.

A portaria que estabelece os critérios de matrículas também deve ser publicada em breve. O convênio com o Comando Geral da Polícia Militar para a contratação de policiais militares que vão atuar na escola está sendo finalizado pelo governo do Estado e será assinado nos próximos dias.

Por ser tratar de uma unidade com uma metodologia de ensino diferente das demais escolas do município, foi necessário criar uma portaria para atender todas as especificidades da escola.

Segundo a secretária de Educação, Luzian Belisario, o projeto tem parceria com a Polícia Militar, e o corpo docente será composto por professores qualificados para o trabalho com o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, bem como por militares com formação pedagógica que preencham os requisitos necessários.

“O convênio com a polícia servirá para regular as diretrizes do trabalho, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e demais leias do Ministério da Educação. Serão acrescidas ao currículo escolar as disciplinas obrigatórias de civismo e cidadania”, adiantou a secretária.

Estrutura

A escola cívico-militar está sendo construída em Vila Bethânia e contará com uma área construída de 2.114,80 m². O espaço será composto por um bloco educacional com dois pavimentos e área esportiva coberta. A unidade terá capacidade para 400 alunos, 10 salas de aula, laboratório, banheiros e demais espaços. A obra faz parte do Programa Municipal de Obras (PMO) e conta com um investimento de mais de R$ 4,5 milhões.

Foto: divulgação Prefeitura de Viana