O município menos populoso dentre os cinco da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana) ficou em destaque entre os assuntos mais procurados na internet em todo o Brasil, e tudo por causa de um erro no site.
O caso curioso aconteceu nesta terça-feira (17) após uma publicação no site da Prefeitura de Viana com o título “Ações da monark information”.
O assunto, envolvendo o nome “Monark”, viralizou e a página da prefeitura chegou a ficar entre os três sites mais acessados no país, pelo Google Trends. A página não trazia nenhuma informação relevante, apenas frases e emojis.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Aparentemente, o título fazia referência a algum assunto ligado a ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sobre a empresa Monark.
No entanto, a publicação teve todo esse destaque porque o site de buscas Google associou o link da prefeitura com o youtuber, gamer e apresentador brasileiro Bruno Monteiro Aiub, mais conhecido como Monark.
Na época da pandemia, Monark se envolveu em uma série de polêmicas, com falas de apologia ao nazismo e outras problemáticas, que o levaram a ser desligado do podcast Flow, onde era sócio. O podcast é um fenômeno nas redes sociais de alcance nacional e internacional.
LEIA TAMBÉM: Polêmica de racismo e apologia ao nazismo: quem é Monark, do Flow Podcast
Na terça-feira, quando a página da Prefeitura de Viana “viralizou” no Google, o podcast Flow havia anunciado o início de uma nova fase. Passou a ser “Grupo Flow” e ganhou uma nova diretora-executiva, Sarah Buchwitz, que assumiu o cargo de CEO e vai ficar à frente dos estúdios Flow, Flow Tech e Flow Labs.
Sarah assume a função com a missão de transformar a imagem do Grupo Flow para o mercado publicitário, após polêmicas envolvendo Monark.
Atualmente, Monark é produtor do próprio programa, Monark Talks, na plataforma Rumble.
Prefeitura de Viana diz que empresa que opera o site foi comunicada
A página ficou na internet por algumas horas e depois foi apagada. A reportagem do Folha Vitória procurou a Prefeitura de Viana e, em nota, o município informou que “a empresa que opera o site foi comunicada e já está tomando as medidas necessárias para corrigir o problema”.
Além disso, a prefeitura ainda destacou que o erro não afeta os serviços online disponíveis à população.
LEIA TAMBÉM: Dia do Médico: mãe de quíntuplos capixabas homenageia obstetra
*Texto da estagiária Sofia Galois, sob supervisão da editora Elisa Rangel.