Geral

Prefeitura de Vila Velha faz vistoria em lagoa de Ponta da Fruta para verificar esgoto irregular

O objetivo da vistoria é fazer uma varredura na região e identificar as residencias com essas ligações irregulares

Foto: Félix Falcão/PMVV

A Unidade de Conservação da Lagoa Grande, na Ponta da Fruta é um ponto turístico da cidade muito frequentado por banhistas. Mas apesar de ser uma área de preservação está acontecendo uma repentina mortandade de peixes com odor forte na lagoa. Pensando nisso técnicos da secretarias municipais de Meio Ambiente e Obras da Prefeitura de Vila Velha começaram, nesta segunda-feira (18), uma vistoria no local para verificar o problema.

A suspeita é de que seja causado por ligações clandestinas de esgotamento de casas na rede pluvial pública. O objetivo da vistoria é fazer uma varredura na região e identificar as residencias com essas ligações irregulares.

O secretario municipal de Meio Ambiente, José Vicente de Sá Pimentel, ressaltou que a área é de conversação e precisa ser bem cuidada pela prefeitura e pelos moradores. “Sobretudo essa ação é de identificar esses problemas em torno da lagoa e tomar as medidas por meio da fiscalização para impedir esse dano ambiental e recuperar esse local”, explicou.

Lagoa Grande

A Lagoa Grande está localizada na Ponta da Fruta e consiste em uma área natural muito utilizada pela comunidade local e por visitantes para atividades recreativas. Trata-se de uma lagoa costeira formada por avanços e recuos do nível do mar (regressão e transgressão marinha), que abriga espécies de moluscos, crustáceos, peixes e outras espécies animais e vegetais que se desenvolvem em sua extensão.