Geral

Prefeitura devolve ao DNIT gestão do prédio da Estação Ferroviária e serviços básicos mudarão de lugar

Com essa mudança, o transporte de madeira de eucalipto poderá ser retomado pela ferrovia, reduzindo o tráfego de carretas na BR 262

Prefeitura devolve ao DNIT gestão do prédio da Estação Ferroviária e serviços básicos mudarão de lugar

O prédio da Estação Ferroviária de Domingos Martins, no Vale da Estação, bem como o imóvel da Casa de Turma e a Caixa D’agua, que vinham sendo gerenciados pela Prefeitura, passam a ser de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). O local, que estava cedido pela SPU (Superintendência de Patrimônio da União) em comodato para a Prefeitura, abriga uma agência dos Correios e um posto para atendimento médico, que funcionava uma vez por mês.

A decisão foi comunicada à comunidade do Vale em reunião que aconteceu na última semana (5/7), onde também foram discutidos possíveis locais que pudessem abrigar os serviços que funcionam na Estação. Uma das opções apresentadas foi o atendimento temporário do médico ser realizado numa sala da Escola Municipal “Natalina Wernersbach”. Quanto ao posto dos Correios, seria feito um contato com o DNIT para ver a possibilidade de mantê-lo no imóvel, já que ambos pertencem a órgãos federais, segundo Henrique Angelo Denicoli, assessor da prefeitura, e Claudia Uliana, secretária de Administração da prefeitura.

Henrique Angelo Denicoli, Fabiana e Cláudia Uliana discutindo a importância do imóvel 

O imóvel estava alugado para a prefeitura por R$ 675,00/mês e já havia um débito de R$ 96 mil que foi perdoado pela RFFSA. Segundo Claudia Uliana, o imóvel será entregue ao DNIT que, em ofício, informou que é necessário ter a posse do local e que o transporte de madeira de eucalipto será retomado pela ferrovia.

A comunidade questionou o que será feito no imóvel, demonstrando grande preocupação com a situação do prédio que necessita de uma reforma e, ficando fechado, ficará ainda mais deteriorado. “Se ficar fechado e abandonado, vamos perder esse imóvel, que representa o desenvolvimento do nosso município”, destacou Alexandre Stein. Segundo nota emitida pelo órgão, a Superintendência Regional do DNIT não foi informada ainda a respeito dessa decisão.

Importância histórica


A Estação Ferroviária de Domingos Martins foi construída em 1880, funcionava com trem de passageiros e de carga que traziam para o município as mercadorias que vinham dos grandes centros para abastecer o comércio local. Os trens também levavam, para o antigo mercado da Vila Rubin, parte da produção de verduras da região, além de fazer o transporte do malote dos Correios.

Desativada em 1972, a velha Estação de Domingos Martins, que era considerada uma das mais modernas do século, hoje está em ruínas, abrigando apenas alguns serviços para a população local que fica mais afastada do centro da cidade.

Segundo a arquiteta Fernanda Magnago, que estava presente na última reunião, a Estação é muito importante para o estado. “Estive aqui em agosto de 2016, junto com uma arquiteta do Iphan, e descobrimos que só temos quatro patrimônios de ferrovias com valor igual ao do Vale da Estação. O local tem valor histórico muito importante para o Espírito Santo”, ressaltou Fernanda.