Uma informação falsa que circula na internet fez com que a Prefeitura de Iúna, no Sul do Espírito Santo, procurasse a polícia para registrar um boletim de ocorrência.
Uma postagem feita nas redes sociais afirmava que a Secretaria Municipal de Assistência Social iria distribuir picanha para quem estivesse cadastrado no CadÚnico. A iniciativa, segundo a postagem, ocorreria em parceria com o “Governo Federal ‘L'”, em menção à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A publicação foi realizada em 02 de janeiro, um dia após a posse do presidente Lula. De acordo com o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil na última terça-feira (10), os criminosos usavam o emblema da prefeitura na publicação para propagar informações falsas.
“A prática de desinformação intencional constante ultrapassa a mera manifestação de uma opinião quando essa prática pretende fins escusos, como causar dano a outrem“, declarou a prefeitura no documento.
LEIA TAMBÉM: Bolsa Família: adicional de R$ 150 por criança começa em março, diz ministro
O município também fez críticas às pessoas que utilizam do CadÚnico, ferramenta fundamental na prestação de serviços a famílias em situação de vulnerabilidade social, para propagar a desinformação na população.
“Esse tipo de notícia só serve para desinformar a população, além de caluniar e difamar o sistema, utilizando-se de equipamentos essenciais à manutenção e a garantia da dignidade de pessoas hipossuficientes que já se encontram em situação de vulnerabilidade social“.
A Polícia Civil informou que o caso será investigado por meio da Delegacia de Polícia de Iúna e, para que a apuração seja preservada, nenhuma outra informação será repassada.