De acordo com um levantamento realizado pela Prefeitura de Vila Velha, por ano, é gasto em média R$ 6 milhões com o recolhimento de 60 mil toneladas de entulho e de lixo domiciliar depositados em locais irregulares, em vários pontos do município canela-verde.
Para minimizar o problema a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) instalou 551 contentores com capacidade de armazenamento de uma tonelada em locais de grande circulação de pessoas, como ruas e avenidas comerciais de todas as regiões da cidade.
Segundo a prefeitura, Além dos contentores, a Semsu instalou, até o momento, 94 lixeiras sustentáveis, confeccionadas com pneus usados, recolhidos em pontos viciados de lixo. O Polo de Moda da Glória e a orla da cidade, receberam as primeiras lixeiras sustentáveis.
“Trabalhamos para instalar as lixeiras sustentáveis em todos os bairros de Vila Velha. Para inibir ações de descarte irregular de lixo em vias e espaços públicos, estamos desenvolvendo o projeto ‘Deixe Aqui’. Nesta proposta, teríamos um local onde o munícipe poderá levar pequenas quantidades de entulhos e de materiais recicláveis para o descarte”, afirmou a secretária da Semsu, Marizete de Oliveira Silva.
A prefeitura informou que o valor gasto com o recolhimento de entulhos e lixos depositados em locais irregulares poderia ser utilizado em construção de escolas e unidades de saúde, por exemplo. A população pode denunciar o descarte irregular por meio da Ouvidoria 162