O Centro de Vitória está ganhando cara nova e deve receber mais uma intervenção. Na última segunda-feira (21), a Prefeitura de Vitória assinou a ordem de serviço para o Plano Estratégico de Conservação Integrada e Planejamento da Área Central de Vitória.
O trabalho acontece por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e o objetivo é garantir o desenvolvimento adequado para a área central e o aproveitamento de suas potencialidades e da sua relação com a dinâmica socioeconômica municipal e metropolitana.
Além do desenvolvimento, o projeto também busca valorizar os aspectos históricos, culturais, paisagísticos, ambientais e a infraestrutura instalada no local.
No plano também deve ocorrer a orientação de projetos, ações e intervenções legislativas e proposições de planejamento socioeconômico.
Fafi, Mucane e Casa Porto estão na lista de revitalizações
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, lembrou o potencial e a necessidade desses investimentos no Centro da capital.
“No Centro, temos um grande desafio, mas também uma grande oportunidade. A partir desse planejamento, valorizaremos a história, arte, entretenimento, as raízes culturais e a economia. O Centro viverá dias de reconstrução. Aqui, temos três importantes equipamentos, Fafi, Mucane e Casa Porto, que representam a história e a arte do Espírito Santo. Com o Retrofit, estamos devolvendo o protagonismo da região central”, apontou.
Para o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação de Vitória, Luciano Forrechi, quando uma região se desenvolve por uma política pública, que vai trazer resultado para as pessoas, automaticamente, toda a cidade ganha.
“O Centro está sendo preparado para que, no futuro, sejam minimizadas as demandas que surgirem”, pontuou.
Ainda durante o evento de lançamento do plano, Pazolini entregou certificados para os contemplados no Programa Retrofit no Centro.
Os selecionados são pessoas que apresentam condições de enquadramento no programa e os certificados asseguram a isenção no IPTU por cinco anos.
Vanessa Abreu, gerente de projetos da Associação Alef Bet, contemplada pelo programa, fala com felicidade sobre a conquista.
“Já estamos trabalhando no Centro, com a reforma do antigo Hotel Majestic. Já estamos funcionando lá com um projeto de alimentação para idosos em vulnerabilidade social e já foram feitas várias intervenções no prédio. Para nós, é uma alegria muito grande o lançamento desse programa.”
* Com informações da Prefeitura de Vitória