A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) constatou a redução nas emissões atmosféricas geradas pelas atividades econômicas e circulação de veículos em Vitória: de 16,07ug/m3 para 12ug/m3. A medição é desde o dia 18 de março, quando a capital começou a adotar as normas do isolamento social diante da pandemia de coronavírus.
De acordo com os dados da Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (RAMQAr), foi registrada uma redução de 29% na concentração de Monóxido de Carbono (CO) e 14% de Dióxido de Nitrogênio (NO2), o que contribuiu para uma expressiva melhora na qualidade do ar.
Para realizar o monitoramento na qualidade do ar, a Prefeitura de Vitória considera os dados de três estações de monitoramento, localizadas no Centro, em Jardim Camburi e na Enseada do Suá, que medem continuamente parâmetros meteorológicos e as concentrações de poluentes dispersos no ar.
O secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, ressalta que, para um resultado conclusivo dos impactos da redução das atividades econômicas e de circulação de veículos na qualidade do ar no município, é necessário dispor de um período mais extenso, fundamentado em técnicas consolidadas.