Um total de 40 toneladas de lixo e entulhos foram recolhidos em uma residência em Araçás. São restos de eletrodomésticos, caixas d’água e até lixo domiciliar que estavam acumulados no quintal.
Também foram identificados vários focos do mosquito Aedes aegypti e realizado tratamento para eliminar o mosquito. A ação faz parte do Choque de Ordem no Combate a Dengue, realizado pela Prefeitura de Vila Velha.
Mais de 30 pessoas participaram da operação, que envolveu fiscais de Posturas, Vigilância Ambiental, além das equipes de Assistência Social, limpeza pública e agentes da Guarda Municipal. Ao todo, foram necessários dois caminhões basculantes e quatro caminhões truck para retirar o material.
O dono do imóvel já havia sido alvo de notificações para que providenciasse a limpeza. A última delas foi feita na quinta-feira (25), mas nenhuma providência foi tomada. Com um mandado judicial em mãos, equipes da Prefeitura entraram no local. Não houve resistência por parte do proprietário.
Em Araçás, somente neste ano, foram notificados 20 casos de dengue, o que é considerado crítico, segundo o Coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Henrique.“Para cada caso, há a possibilidade de outros seis casos de dengue serem registrados, já que os sintomas podem demorar a aparecer e se a população não contribui para evitar os focos e os mosquitos se proliferam”, afirmou o coordenador.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Reginaldo Loureiro, o Choque de Ordem no Combate a Dengue busca atender a todos os municípios. “Realizamos várias ações, tanto em residências como em ferros-velhos e outros locais que podem favorecer o acúmulo de água. Os nossos fiscais e agentes estão trabalhando para evitar novos casos de dengue, mas o mais importante é o apoio da população”, destacou o secretário.
Em Vila Velha, neste ano, foram notificados 586 casos de dengue, 26 casos de Chikungunya e 116 casos de Zika, sendo 17 grávidas. Denúncias de possíveis focos podem ser feitas pelo disque dengue 3388-4171 ou na Ouvidoria Municipal 0800 283 9059.