Moradores da Praia do Canto começaram a manhã desta sexta-feira (9) revoltados com o corte de árvore na Avenida Rio Branco, realizado pela Prefeitura de Vitória. Eles tiraram fotos sem saber o motivo da retirada da estrutura do canteiro central.
No entanto, a prefeitura explicou que os profissionais estão retirando os troncos para a implantação da ciclovia na Avenida. Além do trajeto para ciclistas, a ideia é também reurbanizar a área, com preservação das árvores e manutenção das vagas de estacionamento.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O investimento previsto é de R$ 3,5 milhões, com prazo de conclusão de 270 dias. A ciclovia terá extensão de um quilômetro e vai ligar o trecho que já existe na Ponte Ayrton Senna com a ciclovia da Rio Branco, no bairro Santa Lúcia.
Placas de sinalização serão instaladas ao longo dos trechos em obras, nos dois sentidos da via, orientando a redução de velocidade e a proibição temporária de estacionamento naquela área.
LEIA TAMBÉM: Obra da ciclovia na Avenida Rio Branco começa nesta terça. Veja como fica o trânsito
Em nota, a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) informou que, após análise da equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), verificou-se a necessidade da substituição da árvore da Avenida Rio Branco no cruzamento com a Rua Moacir Ávidos.
A árvore retirada possuí dimensões que inviabilizam a implantação de uma ciclovia segura e será substituída por uma espécie de menor porte, mais adequada ao contexto urbano, e também nativa da Mata Atlântica.
Segundo a Prefeitura, a arborização na Rio Branco será mantida, e, ao final das obras, haverá na Avenida o mesmo número de árvores que existe atualmente.
LEIA TAMBÉM: Orla em Cariacica: obra de revitalização deve ser entregue em um ano
A Prefeitura ressaltou ainda que o projeto da ciclovia da Rio Branco foi amplamente debatido com a comunidade, que participou ativamente de todas as etapas de sua concepção.
Por unanimidade, a comunidade aprovou o projeto, inclusive a substituição necessária de algumas árvores, em audiência pública, no dia 29 de julho de 2021, na EEEM Irmã Maria Horta, na Praia do Canto.