Geral

Prefeitura vai limitar em 30km/h a velocidade de carros em bairros de Vitória

De acordo com o subsecretário municipal de Trânsito, Fernando Repinaldo, o formato é inspirado nas políticas européias de convivência no trânsito, o chamado ‘friendly model’

‘Friendly model’ poderá ser implantado em Bairro de Lourdes Foto: Divulgação/Prefeitura

Mudanças em alguns trechos do trânsito da cidade de Vitória, com o objetivo de melhorar o tráfego simultâneo de carros, bicicletas e pedestres. Esse é o projeto da Prefeitura de Vitória que, até o final de 2015, pretende dar o primeiro passo para promover um modelo de trânsito seguro e amigável na capital capixaba.

De acordo com o subsecretário municipal de Trânsito, Fernando Repinaldo, o formato é inspirado nas políticas européias de convivência no trânsito, o chamado ‘friendly model’. Entre as ações, está prevista a redução da velocidade para 30 km/h em vias de alguns bairros de Vitória, para garantir o tráfego de pedestres e ciclistas.

“É claro que não dá para fazer isso na cidade inteira. Em alguns locais, é necessário que a velocidade seja maior para o trânsito fluir”, explicou Repinaldo. 

Para implementar o modelo, a Prefeitura estudou vários locais da capital e escolheu como bairro-piloto o Bairro de Fátima. “Embora seja um local onde passam ônibus, a disposição geográfica e as características sociais propiciam uma boa perspectiva para a implantação”, disse o subsecretário. 

Ainda segundo Fernando Repinaldo, o estudo levou em consideração, além da capacidade de adaptação da população e do tráfego na região, a não existência de ciclovias no local. “A pista exclusiva já separa o ciclista do trânsito de automóveis; as rotas onde elas existem não são prioridade da Prefeitura”, finalizou.