A prefeitura de Vila Velha enviou uma nota, dizendo que recebeu com ‘estranheza’ a informação da paralisação de cerca de 60 agentes da guarda municipal, na manhã desta quinta-feira (14).
De acordo com a prefeitura, na última quarta-feira (13) aconteceu uma reunião com representantes do Sindicato dos Servidores das Guardas Civis Municipais do Estado (Sigmates), na qual foi apresentado um plano de trabalho, com finalidade de estudar a reestruturação da guarda e formular uma proposta de criação de cargos e salários.
O diretor social do Sindicato dos Servidores Públicos de Vila Velha (Sinfais), Patrick de Oliveira, afirmou que um dos motivos da paralisação é a falta de estrutura, que impede a atuação dos agentes. “As condições são precárias. Nós precisamos de uma estruturação. Infelizmente não conseguimos atender a população”, afirmou.
Ainda de acordo com Patrick, em 2013, a equipe de agentes atuava com 56 veículos de apoio. Mas, atualmente, das 60 viaturas que existem no pátio da guarda, apenas 10 estão atuando. Outra reivindicação dos guardas municipais é a falta de segurança dos equipamentos utilizados pelos agentes.
Ainda segundo a nota da prefeitura, a administração do município está em processo de compra de dez novas viaturas. A prefeitura informa que as reivindicações dos guardas municipais, que motivaram a paralisação, não foram formalmente apresentadas à Secretaria Social de Defesa e Trânsito.