Geral

Prefeituras do Sul do Estado mudam expediente no verão para reduzir custos

A medida vale para os expedientes administrativos, já os considerados essenciais devem funcionar em horário integral. A economia, acreditam, deverá ser de energia elétrica, telefone e água

Anchieta reduz horário de atendimento que passa a ser das 12h às 18h, no Verão. Foto: Divulgação/Prefeitura

Várias prefeituras no Sul do Estado anunciaram novo horário de funcionamento para janeiro. A justificativa é o momento econômico delicado que enfrentam e a redução dos custos administrativos deverá fazer grande diferença.

A medida vale para os expedientes administrativos, já os essenciais, como limpeza e saúde, por exemplo, devem funcionar em horário integral. A economia, acreditam, deverá ser de energia elétrica, telefone e água.

Mas há exceções, pois em Itapemirim, que também se localiza no litoral Sul do Estado, não haverá mudança de horário, a não ser neste período entre o Natal e o Réveillon, quando os pontos facultativos serão cumpridos nos dias 23, 24, 30 e 31. Da mesma forma, acontece em Mimoso do Sul, que mantém o atendimento entre as 08h e as 18h, parando apenas nos dias 24 e 31.

Já Cachoeiro de Itapemirim, alterou o horário de funcionamento da Prefeitura desde o mês de setembro, quando o prefeito Casteglione anunciou uma série de cortes a fim de minimizar a crise financeira que o município enfrenta. O horário de atendimento vem sendo cumprido das 07h às 13h.

Em Anchieta, o novo horário será por 90 dias, das 12h até às 18h, contados a partir do próximo fim de semana. Excetuam-se das novas medidas os serviços prestados em regime de escala e aqueles considerados essenciais. Para este período de festas, a Prefeitura informa que será ponto facultativo nos dias 24, 30 e 31 de dezembro por causa dos feriados de Natal (25) e Ano Novo (1). Este mesmo expediente vale também para a Prefeitura de Iúna, que fica na região do Caparaó e promete cumpri-lo até o dia 22 de fevereiro.

O município de Castelo, a exemplo de Anchieta, também reduz o horário de funcionamento, porém adianta o atendimento para a parte da manhã, das 07h às 13h, e nos dias 24 e 31, são pontos facultativos.

Alfredo Chaves já está com atendimento público das 07h às 13h e pretende manter por todo o Verão. Quanto aos pontos facultativos ainda não há nada definido.