Geral

Preguiça rara é encontrada em plantação de eucalipto no Norte do Estado

Nos últimos 25 anos, a preguiça-de-coleira ou preguiça-preta, só foi registrada 23 vezes, menos de uma vez por ano, em apenas três cidades do Estado

Uma preguiça rara, de espécie ameaçada de extinção, foi vista em meio a uma plantação de eucalipto na região de Mata Limpa, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. O animal é uma preguiça-de-coleira ou preguiça-preta, conhecida assim devido à pelagem castanha com longos pelos negros na nuca. Desde 1991, apenas 23 registros desta espécie foram feitos em três municípios do Espírito Santo (Aracruz, Domingos Martins e Serra) e um da Bahia (Vereda).

A espécie Bradypus torquatus é classificada, segundo a lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), com grau de ameaçada vulnerável, ou seja, há evidências de sua extinção num futuro próximo.

A preguiça é típica da Mata Atlântica, mede cerca de 50 centímetros de comprimento e é encontrada principalmente nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Animal foi visto em uma das plantações de eucalipto da Fibria, em Aracruz Foto: Lucas dos Santos Gomes

Segundo o técnico de pesquisa de campo do Centro de Tecnologia da Fibria, José Francisco Pissinati, esse tipo de preguiça tem presença marcante nas áreas de preservação da Fibria e entorno.

 O registro do animal foi feito pelo colaborador Lucas dos Santos Gomes, da Emflora, empresa parceira da Fibria nas atividades de silvicultura. Por meio da imagem, foi possível cadastrar a espécie em um banco de dados de biodiversidade, onde são organizados e incorporados os números de espécies da fauna e flora brasileira encontrados na empresa.

Veja: