Geral

Prêmio Ecologia celebra 18ª edição premiando 18 projetos na área socioambiental do ES

Nesta edição, foram premiados os primeiros e segundos lugares de cinco categorias e quatro subcategorias

Foto: Everton Nunes

O Prêmio Ecologia chegou a 18ª edição neste ano e celebrou a  maioridade premiando 18 autores de importantes projetos voltados para a área socioambiental do Espírito Santo. Os primeiros e segundos lugares de cinco categorias e quatro subcategorias, foram reconhecidos em uma solenidade, na última terça-feira (04), no Palácio Anchieta, em Vitória. 

>> Confira a galeria de fotos da cerimônia de entrega! 

Um dos vencedores desta edição foi o professor Marcelo Simonelli, que ficou em segundo lugar na categoria “Educacional” – Subcategoria: “Médio” com o projeto ‘Laboratório Natural: Qualidade da água do rio Reis Magos’. Ele é professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e fez o trabalho em parceria com a EEEFM Antonio José Peixoto, do município de Serra.

“O objetivo do nosso trabalho foi diagnosticar a qualidade do rio Reis Magos. Para fazer esse trabalho, a gente trabalhou junto com os alunos do Ensino Médio que coletaram o material, fizeram as análises e além do diagnóstico, eles tiveram a oportunidade de ter contato com a ciência”,  contou Marcelo. 

A estudante Érica Ferreira está entre os alunos que ajudaram no estudo. Ela acompanhou o professor na solenidade de entrega e relatou a felicidade em participar. “Foi muito legal participar porque é um símbolo em relação ao quanto é importante a preservação e projetos como esse, relacionados ao meio ambiente. Estou muito feliz de ter participado e ainda ter sido premiada”, destacou. 

Na categoria ‘Educacional’ e subcategoria ‘Médio’, o primeiro lugar ficou com o professor Wesley Alves Silva, da EMEF Bértolo Malacarne, do município de São Gabriel da Palha. O projeto “Deixe a Terra Florescer” foi desenvolvidos por estudantes do 5º ao 9º ano. 

“Eu gosto sempre de destacar que é um projeto da escola, não só meu. Nós trabalhamos com alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e todos ajudaram. Foi muito bom participar e melhor ainda ter conquistado o primeiro lugar”, destacou o professor de ciências. 

O prêmio, que teve como tema “Iniciativas sustentáveis: ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis”, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e apoio da Rede Vitória, tem como missão reconhecer e incentivar pesquisas, projetos, atividades e obras desenvolvidos na área socioambiental do Espírito Santo.

VENCEDORES DO PRÊMIO ECOLOGIA 2018
Categoria: “Pesquisa e Extensão” – Subcategoria: Graduação”

1º lugar: Daniella Amorim Gomes – “Influência da incorporação de agregado reciclado na substituição parcial do agregado graúdo no concreto: ensaio de resistência a compressão”.

2º lugar: Priscila Motté Costa “Sensibilização quanto à coleta seletiva de resíduos sólidos orgânicos e a compostagem em pequena escala: estudo de caso IFES – Campus

Categoria: “Pesquisa e Extensão” – Subcategoria: Pós Graduação”
1º lugar: Maria Claudia Lima Couto “Modelo logístico para localização de instalações destinadas à logística reversa de embalagens pós- consumo.”

2º lugar: Kárita Fernanda Fontes Lima “Extração de bio-óleo via base úmida a partir da microalga da espécie Nannochloropsis Oculata.”

Categoria: “Educacional” – Subcategoria: “Fundamental”
1º lugar: Wesley Alves Silva – EMEF “Bértolo Malacarne” “Deixe a Terra Florescer.”
2º lugar: Solimar Giestas Paiva Lopes – EEEF Liberal Zandonadi “Projeto 4L – Liberal Libera o Lixo Legal.”

Categoria: “Educacional” – Subcategoria: “Médio”
1º lugar: Ívina Langsdorff Santana – EEEFM Almirante Barroso – “Projeto DesPÓluir: uma solução sustentável para o pó preto em Vitória.”
2º lugar: Marcelo Simonelli – EEEFM Antonio José Peixoto Miguel “Laboratório Natural: Qualidade da água do rio Reis Magos.”

Categoria: “Experiências de Sucesso”
1º lugar: Valcemiro Nossa “Projeto FUCAPE 120% Sustentável.” 1º lugar
2º lugar: Aline Gonçalves Santos “Mobilidade Urbana Sustentável.”

Categoria: “Municípios Sustentáveis”
1º lugar: Prefeitura da Serra – Karla Andréa Gonçalves Capucho – “Inclusão digital e sustentabilidade: o reaproveitamento de peças na manutenção de computadores de Laboratórios de Informática Educativa na Rede Municipal de Serra/ES.”
2º lugar: Prefeitura de Atílio Vivacqua – Márcio Menegussi Menon – “Águas de Nossa Comunidade.”

Categoria: “Fotografia”
1º lugar: Ricardo Vervloet Medeiros “Família produz café sem agrotóxico.”
2º lugar: Silas Ribeiro Heringer – “Ondas de sujeira.”