MRV: cliente no centro de tudo
O Grupo MRV&CO vem nos últimos anos em um movimento de diversificação de seu portfólio de produtos e funding, com o objetivo principal de oferecer soluções de moradias que se adequem a cada momento de vida de seus clientes. As empresas do grupo já estão preparadas para intensificar suas operações e alcançar o patamar de 80 mil unidades anuais nos próximos anos.
Hoje a companhia conta com um land bank total de R$ 64,2 bilhões para aumentar a operação não só para a venda de apartamentos prontos e na planta por meio da MRV ou da Sensia, mas, também, pela compra de um terreno em loteamentos urbanizados pela Urba, ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, pela startup Luggo.
“No Espírito Santo, pretendemos lançar neste ano 1.356 unidades habitacionais, nas cidades Serra e Vila Velha. Em 2020, vendemos 54 mil unidades nacionalmente, o que equivale a R$ 8,7 bilhões. Esses números são o resultado de vários fatores, como a ressignificação do lar, afinal, com a pandemia, a casa passou a ter uma importância ainda maior para as pessoas, passando a ser seu espaço de lazer, trabalho, descanso e de se exercitar”, reitera a gestora comercial da MRV no Espírito Santo, Ednéia Teixeira.
Este é o 10º ano de Marcas Ícones e o oitavo em que a empresa vence na categoria Construtora de Imóveis. Além disso, foi a mais lembrada também, pela primeira vez, na categoria Imobiliária. O que essa lembrança representa para a empresa?
ET: A lembrança do consumidor comprova que estamos no caminho certo e que a equipe tem conseguido pôr em prática o pilar que norteia todo o negócio da companhia, o de colocar o cliente no centro de nossas decisões. Para nós, é uma grande satisfação receber essa premiação em duas categorias. Os prêmios são resultado do trabalho árduo de toda equipe, sempre pensando em nossos clientes.
O que faz as pessoas se lembrarem da MRV no segmento Construtora de Imóveis e, agora, também imobiliária? O que a MRV faz para ser constante na memória do consumidor?
Acredito que nossa história de mais de 40 anos de mercado, sempre pensando na experiência do cliente, colabora para que o consumidor se lembre da marca. Além disso, contribuímos para que milhares de brasileiros consigam realizar o sonho da casa própria, sempre buscando inovar e oferecer aos clientes produtos com qualidade, que contribuam para a diminuição de gastos, que sejam sustentáveis e com lazer e qualidade de vida que atendam toda família. Grande parte de nossos lançamentos conta com placas fotovoltaica para a geração de energia solar para as áreas comuns dos condomínios. Muitos de nossos empreendimentos são entregues com preparação para receber wi-fi nas áreas comuns dos residenciais, sistema de segurança, pomar e lazer completo e equipado. Além disso, com o intuito de alargar nosso portfólio para que o relacionamento com o cliente não acabe no momento de entrega das chaves, desenvolvemos o Marketplace MRV, que tem como objetivo oferecer produtos e serviços, próprios ou por meio de uma rede de parceiros, que realmente geram valor para os clientes com preços mais acessíveis que o mercado e com qualidade garantida.
Quais foram os desafios da última década e como eles foram superados?
Ao longo da última década, tivemos grandes desafios, mas o que mais tem impactado e desafiado a todos é a pandemia pela qual passamos. Com ela, muitas das inovações, tendências e comportamentos que vinham se desenhando evoluíram ou tiveram que evoluir com maior agilidade. Na MRV, por exemplo, todo o processo de venda de um apartamento de forma digital estava sendo testado em um empreendimento em Belo Horizonte (MG) e, por causa da pandemia, tivemos que escalar essa inovação com muita agilidade para todo o país.
Comente um pouco sobre como foi o período de pandemia para a empresa
Acredito que o trabalho que é feito antes dos momentos de crises e percalços são fundamentais para garantir a manutenção de um negócio. A MRV, em mais de quatro décadas de mercado, sempre teve o cliente no centro de suas decisões. Isso não poderia ser diferente neste momento em que vivemos, o foco foi os nossos clientes e no bem-estar de nossos colaboradores.
Entre as ações realizadas logo após o anúncio dos primeiros casos de Covid-19 no país houve a preparação de todos os nossos canais digitais para atender com eficiência o consumidor. Expandimos nossa plataforma de vendas digitais para as mais de 165 cidades em que atuamos, o que possibilita que o cliente faça todo o processo de compra de forma on-line. Remotamente, ele escolhe o condomínio e a unidade que deseja, envia a documentação, realiza a simulação e a aprovação de crédito, negocia a proposta de compra e assina o contrato digitalmente. Ainda on-line, o interessado em um apartamento MRV pode realizar o tour virtual por todas as unidades à venda pela empresa, além de contar com planta isométrica do imóvel. Tudo isso acompanhado, também remotamente, por nosso time de corretores. Além disso, a MRV adotou medidas para ajudar os clientes neste momento, como a isenção de fiador e descontos nos preços dos imóveis.
O que é ser uma marca memorável para a MRV? Que atributos uma marca precisa ter para se tornar ícone?
Acreditamos que uma marca memorável deve entregar mais do que produtos e/ou serviços de qualidade, precisa estar envolvida em um propósito maior. O nosso é construir sonhos que transformam o mundo. A partir disso vamos além dos nossos canteiros de obras, investindo em ações com foco nas comunidades vizinhas aos nossos empreendimentos, tanto em ações sociais quanto ambientais.
Qual o papel da comunicação e do marketing para a construção de uma marca memorável?
A comunicação e o marketing têm um papel fundamental, pois conectam a empresa com os seus públicos de interesses, comunicando suas ações e iniciativas. Para a construção de uma marca, isso é fundamental, pois é a partir das informações com as quais se tem contato que esses públicos vão construir uma opinião e visão sobre a empresa.