Vivo quer consolidar amplo ecossistema digital e expandir serviços de internet
Para oferecer experiências diferenciadas em tecnologia e levar até as lojas a proposta de imersão com um novo conceito em arquitetura e atendimento, a Vivo inaugurou, recentemente, no Shopping Vitória, uma nova loja com 138 metros quadrados de um ambiente tecnológico.
Na unidade, há mais de mais de 260 produtos para experimentação, incluindo o espaço Casa Inteligente, que reproduz ambientes de uma casa onde é possível ver como se pode transformar, com facilidade, o dia a dia tendo o auxílio da tecnologia.
Em 2023, a Vivo dedicou até R$ 9 bilhões para acelerar a expansão da rede 5G para mais cidades, evoluir a infraestrutura de fibra e consolidar um amplo ecossistema digital em parceria com as principais marcas do mercado. Para 2024, a empresa continuará expandindo os serviços de internet, consolidando sua rede, inclusive no Espírito Santo, onde já disponibiliza para o público capixaba 88 lojas e cerca de 3.800 pontos de recarga.
“Seguiremos reforçando nosso posicionamento como empresa de tecnologia com novas parcerias e serviços que posicionam a Vivo como a melhor opção em conectividade, com a melhor rede móvel e a fibra de ultravelocidade que chega a mais pessoas no Brasil. Além disso, vamos atuar cada vez mais como um ecossistema de serviços digitais, ampliando parcerias e cocriações com outras empresas de setores diversos e facilitando o acesso a produtos de tecnologia, conteúdos e plataformas relevantes do mercado”, ressalta o diretor regional da Vivo no Espírito Santo e Rio de Janeiro, Cristiano Salgado.
Atualmente, por exemplo, a Vivo tem, na área de serviços financeiros, o Empréstimo Pessoal, plataforma pela qual o cliente pode financiar a compra do seu celular no e-commerce ou marketplace. Na área de saúde e bem-estar, há o Atma, aplicativo de meditação. Na mesma área, há ainda o Vale Saúde Sempre, um marketplace com serviços de telemedicina voltado para consumidores finais e pequenas e médias empresas no Brasil. Na área de Entretenimento, a Vivo tem diferentes parcerias com marcas que são referência na área, como Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, Spotify e Tidal.
Confira mais na entrevista a seguir.
O tema de Marcas Ícones de 2024 é “Para chegar ao topo tem que tocar o coração”. Como a Vivo toca o coração das pessoas a ponto de ser reconhecida como uma marca que está no topo, uma marca ícone?
Quando falamos de tocar o coração das pessoas, estamos acima de tudo falando dessa relação próxima e humana que tem tudo a ver com o propósito da Vivo de “Digitalizar para aproximar”. Acreditamos que todas as evoluções tecnológicas devem ser feitas em prol das pessoas, melhorando a qualidade de vida, fortalecendo as relações e ampliando as conexões. Esse propósito é o que nos move, por isso, ficamos muito felizes de há 13 anos estarmos entre as marcas ícones, mostrando que a constância no nosso propósito traz resultados consistentes e percebidos positivamente pelas pessoas.
Para você, qual o valor de ser uma marca ícone? Por que esse reconhecimento é importante?
Em todas as nossas iniciativas colocamos as pessoas no centro e valorizamos o que há de mais importante para elas, trabalhando com temáticas e assuntos que tocam no coração de cada um. Buscamos manter a Vivo pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias e conectividade em todo o Brasil, além de termos um olhar atento para as particularidades de cada região. Temos como objetivo estabelecer uma conexão verdadeira com os capixabas e, por isso, trabalhamos para que a marca lidere conversas importantes do setor – como o equilíbrio no uso da tecnologia –, posicionando-se de forma consistente e genuína em temáticas que vão muito além do setor de tecnologia, como a pauta antirracista e a equidade de gênero. Hoje promovemos projetos e iniciativas que antecipam tendências comportamentais e levantam bandeiras conectadas a pautas sociais relevantes.
Considerando o propósito, princípios, valores, identidade da Vivo, quais são eles e como eles são trabalhados para que ela esteja sempre no topo?
Receber, por mais um ano consecutivo, o reconhecimento em Marcas Ícones evidencia que nossos esforços e avanços são percebidos pelos consumidores capixabas, garantindo nosso espaço nesse mercado. Não à toa, a Vivo está presente na vida e na casa dos brasileiros há 20 anos. Trabalhamos constantemente para inovar no desenvolvimento de novos serviços, para levar a melhor conexão e para a melhor experiência em todos os pontos de contato dos nossos clientes com marca.
Para chegar ao topo, é preciso tocar o coração e também ter constância na caminhada de subida! E a Vivo está sempre entre as mais lembradas em 13 anos de Marcas Ícones. A que se deve essa constância, na sua avaliação? O que a Vivo faz para ter conquistado isso?
Ao longo dos últimos anos, com a força de nossa marca, além de oferecer as melhores opções de conectividade, estendemos nossa atuação para diferentes setores e verticais. A nossa base de clientes chega a 113 milhões de acessos, sendo 100 milhões da rede móvel. Levamos o 4.5G a mais de 3,6 mil municípios, cobrindo quase 90% da população. Até agora, a Vivo já ativou o 5G em todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes e segue em rápida ampliação para as cidades com mais de 200 mil habitantes. Temos um total de 181 cidades, com mais de 40% da população coberta. Estamos expandindo o 5G no estado e hoje já estamos nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.
O que a Vivo tem de mais afetivo com seu consumidor? O que ela faz para tocar o coração das pessoas?
Em fibra, cobrimos cerca de 26,8 milhões de domicílios, em 443 cidades brasileiras, reforçando nosso ecossistema digital e capacidade de entrega de serviços convergentes fixo / móvel. Somente no Espírito Santo, avançamos com a expansão de fibra para novas 93 mil residências e empresas com Vivo Fibra.
A Vivo tem a maior cobertura de serviços de telefonia móvel no estado e oferece a Vivo Fibra em 12 cidades (Vitória, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Cachoeiro do Itapemirim, Vila Velha, Linhares, Colatina, Aracruz, São Mateus, Santa Maria do Jetibá).
Nós também temos o cuidado de garantir que o DNA da Vivo esteja presente em todos os pontos do contato com os consumidores, seja nas lojas físicas, via call center, por meio do atendimento feito pelos técnicos de campo ou em nossos canais digitais. Buscamos ser uma marca próxima, diversa e inclusiva, que dialoga e interage com as pessoas em torno de temas atuais e importantes para a sociedade, estreitando assim nossos vínculos e trazendo mais valor afetivo.