Geral

Prepare os buquês! 44 casais participam de casamento coletivo neste sábado em Vila Velha

O evento acontece na Escola Paulo Cesar Vinha, em Terra Vermelha, a partir das 9 horas, com a participação de 44 casais. A iniciativa é da Defensoria Pública do Espírito Santo

Quarenta e quatro casais vão participar do casamento coletivo, em Vila Velha Foto: Divulgação/Internet

Casais que não tinham a oportunidade de registrar a união estável participam no próximo dia 30 de agosto (sábado) da cerimônia “Casamento Legal”, realizada pela Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha. O evento acontece na Escola Paulo Cesar Vinha, em Terra Vermelha, a partir das 9 horas, com a participação de 44 casais. Entre eles, Maria Soares Monteiro, 75, e Walmir Domingues, 80.

O casal, que está junto há quase 25 anos, se conheceu quando Maria estava muito doente. Ela conta que Walmir sempre esteve ao seu lado. “Estava bem doente quando o conheci, mas mesmo assim recebi cuidados dele. Ele sempre fez questão de manter o nosso relacionamento e cuidar dos meus filhos. Ele até entrou na igreja com a minha filha no dia do casamento dela”, conta a noiva, que procurou a Defensoria Pública em março para regularizar a união.

Quem também está se preparando para o grande dia é Penha Regina Conceição Pereira, 56. Ela e o noivo Alexandre Silva Aguiar, 44, estão juntos há três anos e esperavam uma oportunidade para formalizar a união. Souberam do projeto da Defensoria Pública, por meio da liderança comunitária de Terra Vermelha, e viram a chance de oficializar o relacionamento. “Estamos juntos há um bom tempo e finalmente tivemos a oportunidade de registrar a união estável”, revela. 

Penha e Alexandre, assim como Maria e Walmir e os demais casais, participaram de um curso preparatório ministrado por defensores públicos. Nas aulas foram abordados temas importantes para as famílias, como: respeito; solidariedade; violência doméstica; consumo e consumismo; diferença entre posse e propriedade; entre outros. “Os defensores foram muito atenciosos. Eles tiraram todas as nossas dúvidas e passaram informações que eram desconhecidas para nós dois”, afirma Penha.  

Defensoria na Escola

O “Casamento Legal” é parte das atividades realizadas pelo projeto “Defensores Públicos na Escola”. Desde março, o projeto percorre as escolas de Vila Velha promovendo a educação por meio de palestras sobre diversos temas, como: direito do consumidor; da criança e do adolescente; dos presos; Lei Maria da Penha; Órfãos e Sucessões e Direitos Reais.

Além das palestras, os defensores também realizam atendimentos na comunidade, direcionados à solução pacífica de conflitos. O objetivo é repassar para o cidadão o espírito da conciliação, aproximando ainda mais a comunidade carente da Defensoria Pública.
 
Serviço:
Casamento Legal
Data: 30 de agosto (sábado)
Horário: 9 horas
Local: Rua Antônio Elias do Espírito Santo, s/n, próximo ao ponto final do ônibus, em Terra Vermelha, Vila Velha