Foi entregue, na manhã desta terça-feira (26), o kit digital de número 115 mil, em Vitória. A entrega foi realizada pelo presidente da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, no ponto de distribuição que fica no bairro Itararé.
O sinal analógico de televisão será desligado no dia 25 de outubro nos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. A partir desta data, só poderão assistir aos canais de TV abertos quem estiver recebendo o sinal digital.
A estimativa da Anatel é que cerca de 174 mil kits sejam entregues gratuitamente nos municípios da Grande Vitória. A meta é que pelo menos 90% dos domicílios estejam preparados para não sofrer um “apagão” analógico. O índice atual está em 83%. Até o momento, Vitória atingiu 91%, sendo o único município a atingir a meta.
Têm direito ao kit gratuito, composto por antena e conversor digital, as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. Para saber se tem direito, o beneficiário de programas sociais como o Bolsa Família, Pronatec e outros, podem fazer a consulta de três formas: pelo site sejadigital.com.br/kit; pelo telefone 147, com ligação gratuita a qualquer momento; e pelos pontos de aconselhamento, localizados no CRAS de cada município, alguns postos de saúde e determinados terminais do Transcol. Para a verificação é necessário informar o CPF ou o Número de Inscrição Social (NIS).
A distribuição é realizada pela Seja Digital, uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela gestão do processo de migração do sinal. Para receber os kits, o beneficiário deve agendar o melhor horário e local. Um número de protocolo será gerado e este é preciso ser apresentado no momento da retirada, junto com um documento de identificação com foto.
Ao receber o kit, o beneficiário também passa por um rápido treinamento para entender melhor o processo de instalação. Caso o usuário ainda não se sinta preparado para instalar o aparelho em sua TV, o mais indicado é acionar um antenista profissional.