O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), o engenheiro Jorge Silva, foi eleito para conduzir o Grupo de Trabalho da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
Jorge Silva vai compartilhar a gestão do GT da COP30 nos próximos dois anos com a presidente do Crea-PA, a engenheira civil Adriana Falconeri, e a presidente do Crea-RS, a engenheira ambiental Nanci Walter, todos eleitos por unanimidade durante a 5ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, que aconteceu no dia 1º de dezembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O grupo de trabalho contará também com mais dois integrantes, conselheiros federais do Sistema Confea/Crea e Mútua.
“Nossos profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia estão capacitados para debater propostas, apontar possibilidades e indicar oportunidades nesse desafio que é conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta. A nossa missão neste fórum será contribuir com ações efetivas para diminuir os impactos das mudanças climáticas no mundo”, disse o presidente do Crea-ES.
O que é a COP e qual o seu objetivo?
A Conferência das Partes (COP) é o encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizado anualmente por representantes de vários países com o objetivo de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos. A COP30 é a 30ª edição da conferência e é a primeira realizada no Brasil.