A prefeitura de Presidente Kennedy foi acionada nesta semana, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), para participar de uma capacitação técnica com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e representantes da Marinha do Brasil.
O intuito da capacitação foi instruir o município para monitorar o litoral, de forma preventiva, e comunicar à população com informações oficiais sobre as manchas de óleo. As manchas de óleo que atingiram o Nordeste do país chegaram ao Espírito Santo na última sexta-feira (8).
O monitoramento preventivo foi iniciado de forma imediata nas praias de Marobá e das Neves, com servidores capacitados. O monitoramento tem sido feito pelas secretarias municipais de forma holística nos pontos mais sensíveis da orla.
A Prefeitura orienta que, caso a população detecte alguma substância suspeita, deverá fazer contato imediato com os meios disponíveis. Em hipótese alguma o material deverá ser manipulado pela população. A Prefeitura informa ainda aos moradores que está com os canais da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal disponível. Em caso de suspeitas, o contato é 153.