Geral

Presidiários produzem brinquedos para doar a crianças internadas no Hospital Infantil de Vitória

A entrega das bonecas está prevista para os dias 13 e 27 de outubro

Foto: Reprodução / TV Vitória

Bonecas rabiscadas, faltando ‘cabelo’, quebradas ou até sem cabeça, que seriam jogadas no lixo, são transformadas para ganhar um abraço fraterno. O trabalho feito por internos da Penitenciária de Segurança Média de Viana, que desenvolvem até personagens conhecidos como a Pantera Cor de Rosa, será presente para meninos e meninas em tratamento no Hospital Infantil de Vitória, no Dia das Crianças, no próximo dia 12. 

Nas mãos dos internos, elas passam por limpeza completa, ganham roupas e acessórios, até saírem novas. A ação faz parte do projeto Mundo Encantado, desenvolvido na unidade prisional para ressocialização dos internos. Atualmente, 15 de 200 presidiários trabalham no local, com corte, costura e a confecção das bonequinhas.

“Antes eu nem sonhava em fazer isso, como muitos aqui dentro nunca fizeram artesanato. Mas, é uma oportunidade dada a nós, tanto pelos agentes, quanto pela direção, só temos que agradecer”, disse Expedito Cabral de Araújo, de 52 anos. 

No ano passado, 180 bonecas reformadas foram entregues para crianças hospitalizadas. Para 2019, a meta deste pessoal é mais ambiciosa: dobrar a produção e chegar a 350. Para contribuir com o projeto basta levar até a recepção do Edifício Fábio Ruschi, no Centro da capital, onde está localizada a sede da Secretaria de Justiça do Estado, brinquedos usados e materiais de costura.

“Eu nunca tive experiência com relação a artesanato, nada. Quando eu recebi a primeira proposta de emprego, fiquei totalmente surpreso. Eu descobri esse talento, na verdade. Jamais pensava em fazer um artesanato maravilhoso desse”, conta Stanley Vlachakis, de 24 anos.

Devido ao Dia das Crianças, as bonecas serão doadas. A intenção é proporcionar a quem enfrenta momentos difíceis para restabelecer a saúde internado, um pouquinho de alegria. “A felicidade é tanto de quem está internado, quanto da gente. Através dessa doação, nós também podemos nos doar”, afirma Alciene Carlos dos Santos, 47 anos. 

A entrega das bonecas está prevista para os dias 13 e 27 de outubro. Até lá, ainda há muito trabalho pela frente. Um trabalho que tem transformado brinquedos e também vidas.

Com informações da repórter Renata Zacaroni, da TV Vitória/Record TV!