Geral

Chuva no ES diminui nesta terça, mas ganha força ao longo da semana

A instabilidade deve diminuir ao longo das próximas horas, mas, segundo o Climatempo, ganhará força novamente a partir de quarta-feira (07)

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A chuva deu uma trégua nesta segunda-feira (05) no Espírito Santo. De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 17h, apenas seis municípios registram volume de chuva superior a 10 milímetros ao longo das últimas 24 horas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No entanto, a área de instabilidade associada a circulação dos ventos e a presença do ar quente e úmido deve provocar mais chuva nos municípios capixabas ao longo desta semana. 

Segundo o Climatempo, até esta terça-feira (06), o volume de chuva deve perder intensidade no Espírito Santo. O sol deve aparecer, mas pode chover em algumas regiões de forma isolada e passageira.

LEIA TAMBÉM: Chuva diminui, mas 3,9 mil pessoas ainda estão fora de casa no ES 

Também há chuva prevista para Minas Gerais. No centro-sul e oeste mineiro podem ocorrer pancadas de chuva com moderada a forte intensidade, que podem vir acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento.

Ainda de acordo com a previsão do Climatempo, na quarta-feira (07), as instabilidades aumentam sobre os dois estados. A chuva deve ser forte e mais volumosa. 

LEIA TAMBÉM: Trecho da BR-259 interditado em Colatina deve ser liberado em 7 dias

Entre a quinta-feira (08) e a sexta-feira (09), a chuva forte e intensa deve avançar pelo norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Os municípios capixabas já registram chuva há mais de dez dias. O acumulado de chuva deixa o solo encharcado e o nível dos rios elevados, por isso, o alerta para o risco de deslizamento de terra continua nos próximos dias.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.