Geral

Ciclone extratropical provoca ventania e deixa ES em alerta amarelo

A aproximação do fenômeno deve afetar a faixa litorânea entre São Mateus, no Norte do Espírito Santo, e São Sebastião, em São Paulo

Foto: pexels

Um ciclone extratropical tem gerado nuvens carregadas e provocado chuva forte e volumosa no Sul do Brasil. Segundo a previsão dos meteorologistas, o fenômeno deve avançar pelo Sudeste a partir desta quinta-feira (13).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Espírito Santo está em alerta amarelo por conta dos ventos fortes. De acordo com aviso emitido pela Marinha, a aproximação do ciclone extratropical poderá afetar a faixa litorânea entre São Mateus, no Norte do Espírito Santo, e São Sebastião, em São Paulo.

Os ventos de direção noroeste a sudoeste podem chegar a 74 km/h (40 nós) entre a manhã desta quarta e a tarde desta sexta-feira (14).

O ciclone também pode provocar ressaca no mar entre Santa Catarina e o Norte do Rio de Janeiro, com onda de até 4 metros de altura até o próximo sábado (15).

LEIA TAMBÉM: Temperaturas voltam a cair no fim de semana no Espírito Santo

Segundo o Instituto Climatempo, o ciclone extratropical continua próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas pode afetar outros estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do país, com fortes rajadas de vento.

Foto: Reprodução/ Climatempo

Frente fria derruba temperaturas do ES no fim de semana

Segundo o Climatempo, o Espírito Santo deve ter outras mudanças no tempo com a aproximação de uma frente fria. Durante o sábado (15) e o domingo (16), o ar polar deve ser sentido com mais força e as temperaturas caem. A sensação será de frio, especialmente nas cidades serranas.

LEIA TAMBÉM: Ciclone extratropical castiga Sul e mau tempo deve atingir Sudeste

Pode chover no litoral do Espírito Santo no sábado, mas o tempo não fica fechado. O restante do estado tem sol e algumas nuvens. O sol aparece no domingo em todo o estado, com algumas nuvens e não chove.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.