Geral

Frente fria e temporal com raios: veja como fica o tempo no ES na 1ª semana de outubro

Mudança no padrão de circulação de ventos e a aproximação de uma nova frente fria devem mudar o tempo no Estado nesta semana

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Uma mudança no padrão de circulação dos ventos favorece a formação de nuvens no Sudeste. De acordo com a previsão do Instituto Climatempo, a primeira semana de outubro deve ser com tempo instável no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e parte de Minas Gerais.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ainda segundo o instituto, há previsão de chuva que pode ser acompanhada por raios e rajadas de vento.

Nesta segunda-feira (02), o trecho entre o Espírito Santo e o litoral norte de São Paulo pode ter pancadas de chuva durante todo o dia. De acordo com o Climatempo, há previsão de pancadas moderadas à forte, com raios e ventos de até 60 km/h devido à frente fria se desloca para o oceano.

O sistema deve se enfraquecer e se afastar para alto mar a partir desta terça-feira (03). No entanto, a junção da circulação de ventos, ar quente e úmido ainda devem provocar instabilidade nos municípios capixabas, no leste mineiro e no Norte do Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM: Semana começa com alerta laranja de tempestade e granizo para cidades do ES

Nova frente fria provoca mais chuva

Uma nova frente fria deve se aproximar do sudeste a partir de quarta-feira (04). Segundo o Climatempo, trechos de São Paulo podem ter pancadas de chuva à tarde, com risco de raios, mas sem grandes alertas. Na quinta-feira (05), o sistema avança para Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (06), segundo o Climatempo, terá umidade e calor. Podem ocorrer pancadas de chuva forte com raios e ventos, principalmente à tarde, no Espírito Santo, Rio de Janeiro e trechos de São Paulo e Minas Gerais.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.