O Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro, em Vitória, e o Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras, estarão movimentados a partir da próxima semana, quando acontecem as atividades culturais da 9ª Primavera dos Museus.
Com o tema “Museus e Memórias Indígenas”, o evento trará exposições, oficinas, palestras, contação de histórias e apresentações artístico-culturais. No Mucane, a programação vai de segunda (21) a sábado (26). No Museu do Pescador, de segunda (21) a domingo (27).
Este ano, a campanha de divulgação da Primavera dos Museus traz em destaque a imagem do Pajé Itsaltako, da etnia Waurá, da Aldeia Wuará Piyulaga, no Alto Xingu, no Mato Grosso. Captada pelo fotógrafo Renato Soares, em 2013, a imagem mostra o pajé durante as lutas de Huka-huka, realizadas na cerimônia do Kuarup.
A Primavera de Museus acontece anualmente desde 2007 e é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e uma promoção do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). A entrada é gratuita.
“A Primavera dos Museus é um evento do calendário nacional do Ibram, e nossa expectativa é de uma boa participação de público, principalmente de estudantes”, disse o coordenador do Mucane, Welington Barros.
Programação
Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” – Mucane
Até 13 de outubro: exposição “Obá: Entre deuses e homens”
A mostra de Juliana Pessoa apresenta uma série de desenhos de candomblés da Bahia e da Nigéria, inspiradas nas fotos de Pierre Verger e nos registros dos zeladores de terreiros de candomblé da Grande Vitória.
Terça (22)
9h – Encontro com a natureza: “Mitos e Lendas indígenas”. Contação de história e músicas infantis com a bibliotecária Marcela Mendonça.
19h – Colóquio: Diálogos entre as leis 10.639 e a 11.645, participação da cultura africana e indígena na formação de nossa identidade nacional.
Quarta (23)
9h – Oxóssi e Ossain: Em terra de caboclos. Palestra com Elderson de Oxanguiã e Sueli Rafael “Discutir sobre a interação da religiosidade do negro e do índio”.
19h: Tributo a Dorival Caymmi: Seus mitos, cantos, lendas e crenças. Projeto Sarau na Biblioteca “Uma tarde Lítero Musical”.
Quinta (24)
19h: Inauguração da biblioteca do Mucane.
Sábado (26)
9h -Seminário “Desafios e perspectivas para a juventude negra na contemporaneidade”
Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” – Museu do Pescador
21 a 27 de setemrbo, das 9 às 17 horas: Exposição “Manguezal: Múltiplos Olhares”
Segunda (21)
9h30 e 15h: contação de histórias
Quarta (23)
9h: oficina de Confecção de Flores
Sexta (25)
14h: palestra – Diálogos entre a Lei 10.639 e a Lei 11.645, a participação da cultura africana e indígena na formação de nossa identidade nacional.