Geral

Primavera registrará temperatura acima da média a partir de outubro no Espírito Santo

A previsão é de que as chuvas sejam abaixo do esperado, pois as frentes frias não chegarão tanto ao estado

Foto: Pixabay

O mês de outubro registrará temperaturas mais quentes em algumas regiões do Espírito Santo. A expectativa é de que o calor seja de 2 à 3° C acima da média durante a primavera, que começa na próxima segunda-feira (23). Os dados foram divulgados pelo Climatempo, que também destacou a menor frequência de chuvas com a chegada da nova estação. 

A primavera começa às 4h50 do dia 23 de setembro, no horário de Brasília e segue até o dia 22 de dezembro. De acordo com a meteorologista do Climatempo, Graziella Gonçalves, o capixaba não terá mais muitos dias com temperaturas amenas. 

“A dificuldade das frentes frias em avançar pela costa será um pouco maior neste período, mas não quer dizer que não vá acontecer. A previsão é de que o mês de outubro seja marcado por uma frequência bem menor de chuvas. Quando um temporal acontecer, será bem forte, mas a predominância será de calor no litoral capixaba”, explicou. 

Ainda de acordo com a especialista, os temporais serão fortes e mais raros, além das chuvas serem mau distribuídas durante a primavera. As massas de ar polar já começam a perder a intensidade, começando com as temperaturas altas, que ficam principalmente a partir de outubro. 

“Entramos em um período de neutralidade climática, ou seja, não temos aquecimento nem esfriamento diferencial no mar, isso não quer dizer que a chuva estará dentro da média. Durante a primavera, a maior condição para chuvas bem fortes é quando uma frente fria avança e fica quase em cima do Espírito Santo, ela trás muita umidade e chuva volumosa e, consequentemente, não se tem muita temperatura alta”, pontuou. 

Apesar disso, o Climatempo destaca que a estação primaveril não registrará chuvas constantemente, inclusive, a previsão é de que seja abaixo do esperado, porque as frentes frias não chegarão tanto ao estado. A predominância será das temperaturas altas.