Cariacica registrou um momento histórico. A primeira turma da Guarda Civil do município teve a formatura nesta sexta-feira (24), durante uma solenidade na Praça Três Poderes, em frente à prefeitura.
São 47 agentes, sendo 16 mulheres, que estão em processo de formação desde junho deste ano. A previsão é que, a partir desta semana, a equipe comece a atuar nas ruas da cidade.
Emília Caxias, uma das formandas, falou do destaque e da importância da presença feminina na Guarda Municipal.
LEIA MAIS: Esqueceu o presente? Veja o horário de funcionamento de shoppings e comércio no ES
“As mulheres estão ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho, e isso é muito importante. Nós estamos ansiosos, todos os formandos e formandas, para servir o município e proteger a população”, afirmou.
Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica, destacou que a turma teve a parceria de outras equipes na formatura, e que a prefeitura continuará investindo nos guardas.
LEIA MAIS: Saiba quais serviços de saúde do ES vão funcionar no feriado de Natal
“Tivemos parceria da Guarda Municipal de Vitória, da Polícia Civil, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e de outras em favor de aprimorar o conhecimento dos formandos. Vamos continuar investindo na capacitação dos guardas de Cariacica”, afirmou.
A solenidade contou com a participação das famílias e amigos dos formandos, além de outras autoridades como Claudio Victor, secretário de Defesa Social de Cariacica; Alexandre Ramalho, secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado; Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória.
Guarda Municipal de Cariacica
A Guarda Municipal de Cariacica será coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) e vai contar com 47 agentes aprovados em concurso público. Para desenvolver suas funções eles utilizarão coletes à prova de balas, pistolas de choque, 60 pistolas .40, 10 carabinas .40 e 20 espingardas calibre 12, armas doadas pela Polícia Civil.
Os guardas que se formaram realizaram o Curso Intensivo de Formação e Capacidade Física, iniciado em junho. Foram 852 horas divididas em cinco meses de estudos que contemplaram aulas teóricas e práticas. A formação dos alunos foi orientada pela Guarda Municipal de Vitória, que possui 17 anos de atuação na capital do Estado e já formou outras guardas da Região Metropolitana.
Os agentes estudaram sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação, Noções Básicas de Primeiros Socorros, a Concepção de Guarda Comunitária, Noções da Sociologia da Violência, o Papel dos Movimentos Sociais na Sociedade, Defesa Pessoal, Noções de Língua Portuguesa, Saúde do Trabalhador, palestras, debates, aulas práticas de tiro e simulações de blitz
Com informações de Alessandra Ximenes, repórter da TV Vitória/Record TV
LEIA TAMBÉM:
>> Na véspera do Natal, vacinação contra gripe e covid-19 tem horário especial na Grande Vitória
>> Papai Noel desembarca na Grande Vitória para encantar o Natal dos capixabas