A primeira noite de 2018 será iluminada por uma Superlua. O espetáculo acontece no perigeu, isto é, quando a distância entre a Lua e a Terra alcança o menor espaço possível. Com isso, o satélite natural aparenta ficar 14% maior e 30% mais brilhante.
O perigeu da primeira Superlua de 2018 ocorre nesta segunda, às 19h54. A Lua estará cheia pouco tempo depois, à 0h24. O ideal, então, é torcer para que a madrugada entre o dia 1º e o dia 2 de janeiro seja clara e sem muitas nuvens, cenário ideal para aproveitar o fenômeno.
E este mês de janeiro guarda outra surpresa: no dia 31 acontece uma “quase” Superlua, pois o perigeu acontece na véspera, dia 30. Por esse motivo, ela também estará aparentemente maior e mais brilhante que o normal. E esta “quase” superlua irá coincidir com um eclipse total do satélite, mas infelizmente o fenômeno não será visível do Brasil.
Superluas
As superluas não são fenômenos raros, acontecem pelo menos uma vez a cada ano, mas, somente no primeiro mês de 2018, ela ocorrerá duas vezes. Por isso, o evento foi descrito pela Nasa, a agência espacial americana, como a “Trilogia da Superlua.
As Superluas podem ser observadas a olho nu, mas, segundo a Nasa, é difícil para os nossos olhos fazer a distinção precisa dessas mudanças de tamanho com o satélite localizado em um lugar tão alto e em um vasto céu à noite.