Depois do mês de janeiro mais quente dos últimos 26 anos em Vitória e altas temperaturas registradas no Espírito Santo, os primeiros dias de fevereiro devem ser de calor, mas o tempo deve mudar ainda no primeiro fim de semana do mês. Segundo previsão do Instituto Climatempo, uma frente fria está prevista para o estado no final de semana e deve por fim ao ‘calorão’ enfrentado pelos capixabas.
De acordo com o instituto, no domingo (3), a frente fria já estará avançando pelo litoral do Rio de Janeiro e começa a influenciar o estado capixaba, provocando aumento da nebulosidade e pancadas de chuva a partir da tarde.
A chuva está prevista para áreas do centro e sul do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, mas não deve chover no norte do estado. No entanto, o Climatempo ressalta que o domingo ainda será muito quente, mesmo com a ocorrência das pancadas de chuva.
Na segunda-feira (4), a previsão é que a frente fria já estará no litoral capixaba ajudando a formar mais nuvens de chuva por todo o estado. Com isso, a temperatura começa a baixar.
Janeiro seco
O mês de janeiro deste ano terminou ‘devendo’ muita chuva a capital Vitória. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou apenas 8,2 mm acumulados em 31 dias. Esta foi a menor quantidade de chuva mensal desde agosto de 2016, que teve um acumulado de 7,1 mm. Para um mês de janeiro, foi o menor volume de chuva desde janeiro de 2015 quando não houve registro de chuva em Vitória.
Calor
Pelas medições do Inmet, a média das máximas registradas de 1 a 30 de janeiro de 2019 foi de 33,7°C. O recorde anterior de maior média de temperatura máxima no período de 1993 a 2018 é de 33,6°C em janeiro de 2010.
Na região de Vitória, janeiro de 2019 vai terminar como o janeiro mais quente desde 1993, em relação às temperaturas máximas.
Considerando todos os meses, o mês mais quente do período de 1993 a 2018 foi fevereiro de 2016 que teve média de temperatura máxima de 34,3°C. A maior temperatura registrada em Vitória em 2019, até agora, foi de 35,4°C no dia 16.