O primeiro final de semana de inverno no Espírito Santo tem previsão de chuva rápida na Grande Vitória. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta sexta-feira (22), o dia deve ser de poucas nuvens sobre a metade norte do Estado. Em alguns pontos das regiões Serrana e Sul, o sol aparece pela manhã e há pequena possibilidade de chuva rápida em alguns pontos, a partir da tarde.
Na Grande Vitória, há previsão é de dia com algumas nuvens. Da tarde para a noite, há possibilidade de chuva passageira em Guarapari e Viana. A temperatura mínima pode chegar a 17 °C e a máxima a 29 °C.
No sábado (23), de acordo com o Incaper, a previsão é de poucas nuvens sobre a maior parte do Estado. Não há expectativa de chuva. Na Grande Vitória a temperatura varia entre 18 °C e 28 °C.
O domingo (24) deve ser com poucas nuvens sobre a metade norte do Estado, mas a metade sul pode ter chuva passageira em alguns pontos, a partir da tarde, sempre intercalando com aberturas de sol. Na Grande Vitória, a previsão é de sol e chuva rápida em alguns trechos. Temperatura mínima pode chegar a 19 °C e a máxima a 30 °C.
Inverno
A estação mais fria do ano começou na última quinta-feira (21). A Coordenação de Meteorologia do Incaper destacou que a estação não deve ser tão rigorosa. “Para 2018, espera-se que a passagem de frentes frias seja menos frequente e que as mesmas venham acompanhadas de massas de ar polar menos intensas. Assim espera-se um inverno não tão rigoroso com relação à temperatura. As chuvas devem ocorrer dentro da normalidade para a estação, com os maiores acumulados sendo observados principalmente no setor sudeste do Estado”, explicou a meteorologista do Incaper, Thábata Brito.
A expectativa é de um inverno diferente em relação ao ano passado. Segundo o Incaper, o inverno de 2017 no Espírito Santo teve má distribuição espaço-temporal das chuvas. Somente o mês de julho teve chuva acima da média esperada. Em relação à temperatura, a estação foi mais fria que o normal em todo o Estado, com tardes mais amenas e madrugadas ainda mais frias. A madrugada mais fria do ano foi em 07 de agosto de 2017, quando a estação meteorológica do Incaper em Aracê registrou 3,2 °C.