Geral

Primeiro-ministro da Bélgica quer fim das negociações de adesão da Turquia na UE

Londres – O primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, afirmou hoje que chegou a hora de a União Europeia dar um ponto final na candidatura da Turquia ao bloco. “Masoquismo tem limites”, disse o premiê, em resposta a meses de provocações do presidente Recep Tayyip Erdogan.

“Vamos ser francos, faz vários meses que o governo turco está em um processo de virar as costas para os valores europeus”, disse Michel.

A repressão do governo turco à tentativa de golpe em julho do ano passado, com o expurgo de milhares de funcionários públicos, foi duramente criticada pela União Europeia e vista como um passo ao autoritarismo. Erdogan recentemente venceu um plebiscito que expande os seus poderes e que foi muito criticado pelos países europeus.

Na última semana, os ministros das Relações Exteriores dos membros da UE concordaram em manter uma porta aberta nas negociações com Ancara, caso a Turquia dê sinais que pretende atender aos requisitos necessários em áreas como direitos humanos. Fonte: Associated Press.