A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foi considerada uma das trinta melhores do País em um ranking feito pelo jornal Folha de São Paulo. Nos últimos dois anos a Ufes subiu quatro posições entre 192 instituições. Se consideradas apenas as instituições públicas a Ufes fica em 16° lugar.
Segundo o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional da Ufes, Anilton Salles, o ranking aponta os desafios que precisam ser enfrentados.
“Na medida que melhoramos, vemos que os investimentos estão na direção certa”. Entre os 56 cursos avaliados, Medicina foi o que teve melhor nota, ficando em 16° lugar, em seguida Farmácia, 18º, Engenharia ambiental, 19º e Agronomia em 20º.
A avaliação é feita em cima de cada graduação. O ensino é o principal item avaliado, pesquisas, mercado, inovação e internacionalização dos cursos são observados também, afirmou o pró-reitor.
“Vamos enfrentar desafios para melhorar a posição. Para o aluno a principal questão do ranking é levar a marca da Ufes.”, declarou Salles. O ranking ajuda a qualificar mais a instituição, abrindo portas para o mercado de trabalho, facilitando para aqueles que são alunos das melhores universidades.