Geral

Procissão do Fogaréu: ato inédito no ES acontece nesta quinta em Viana

A procissão encena a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos, figuras encapuzadas e vestidas em indumentária especial

Foto: Claudia Melissa

As celebrações da Semana Santa deste ano começam de forma diferente em Viana. A novidade das festividades é a Procissão do Fogaréu, uma tradicional procissão católica, que será realizada pela primeira vez na cidade na noite da quinta-feira Santa (06), em Viana Sede.

A celebração para-litúrgica foi criada nos países Ibéricos e implantada no Brasil em Goiás pelo Padre João Perestrelo de Vasconcelos Espíndola, no ano de 1745.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Inédita no Espírito Santo, a procissão encena a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos, figuras encapuzadas e vestidas em indumentária especial, segurando tochas e ao som de tambores.

A procissão acontecerá após a Missa Vespertina da Ceia do Senhor na centenária Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede. O início se dará na escadaria maior da colina da igreja, passando pela Rua Governador Rubim, Avenida Florentino Ávidos e Rua Costa Pereira, as principais vias de circulação do bairro, com iluminação pública apagada para trazer imersão aos fiéis.

A caminhada encerra na escadaria, que representará o Jardim das Oliveiras, local onde Cristo foi preso antes da crucificação, para um breve sermão.